Carne, óleo, fruta, gasolina: veja quais itens fizeram a inflação cair

Deflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, caiu 0,08% em junho, primeira queda do ano. Cerca de 42% do IPCA é composto por itens dos grupos Alimentação e bebidas e Transportes, portanto alguns produtos desses setores puxaram a inflação para baixo.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Itens

Ao todo, o IBGE analisa 51 itens. Em junho, 22 deles registraram deflação. No setor de Alimentação e bebidas, 11 dos 17 itens avaliados tiveram deflação. A seguir, confira alguns dos destaques que puxaram o IPCA para baixo.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Óleo de soja

A variação do óleo de soja foi de -8,96%. O item óleos e gorduras teve queda de 5,32%.

shutterstock

Carnes, frutas, hortaliças e verduras

Em junho, as carnes tiveram redução de 2,10%, as frutas de 3,38%, e as hortaliças e verduras de 3,81%.

Divulgação/Swift

Cereais, farinhas e tubérculos

Ainda no grupo Alimentação e bebidas, os cereais, leguminosas e oleaginosas tiveram variação de -1,82%; as farinhas, féculas e massas caíram 0,18%; já os tubérculos, raízes e legumes tiveram variação de -0,76%.

FreePik

Carro

Por conta dos descontos do governo federal, os carros foram um dos itens que caíram em junho, puxando o IPCA para baixo. A variação dos automóveis novos foi de -2,76%, contra -0,93% dos usados.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Combustíveis

Em geral, os combustíveis caíram 1,85% em junho, com destaque para a queda de 6,68% do óleo diesel, 5,11% do etanol, 2,77% do do gás veicular e 1,14% da gasolina.

FreePik

Artigos de residência

Nesta categoria, os destaque são itens de cama, mesa e banho, que tiveram queda de 1,56%, e de TV, som e informática, que caíram 1,66%.

Herman Charles Christ

Gás

Outro item que ficou mais barato em junho foi o gás doméstico. O gás encanado caiu 0,04%, enquanto o gás de botijão ficou 3,82% mais barato.

shutterstock

Você sabe o que é deflação?

Entenda o conceito clicando abaixo.

Agência Brasil

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia!

ig

Veja mais Top Stories