O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT ) disse nesta segunda-feira (3) que o governo lançará ainda em julho um "novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)".
O programa foi criado pela primeira vez durante o segundo mandato de Lula, em 2007, e retomado posteriormente durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo Lula, essa será a "versão 3" do programa.
"Nós vamos agora em julho lançar um programa de desenvolvimento outra vez. Vai ser um PAC número 3", afirmou Lula em discurso na cerimônia do início das obras no lote 1F da Ferrovia Oeste-Leste, em Ilhéus, na Bahia.
Em 1º de maio, Dia do Trabalho, Lula já havia sinalizado intenção de realizar um novo programa de obras. Em junho, ele disse que o governo lançaria "um grande programa de infraestrutura" no início deste mês.
Lula declarou ainda que o novo PAC vai incluir "ferrovias, portos e aeroportos" para acelerar a geração de empregos no país para "qualificar a vida dos brasileiros".
Lula ainda disse que o governo precisa garantir estabilidade política, econômica, jurídica e social aos empresários que desejam investir no país.
"O que um governo pode oferecer para um conjunto de empresários brasileiros e estrangeiros que querem investir em um país como o Brasil? A primeira coisa que precisamos garantir é uma coisa chamada estabilidade. Política, econômica, jurídica e social", disse.