Cadastro Único: Confira os novos documentos obrigatórios para inscrição

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) passará a pedir novos documentos para inscrição e atualização no Cadastro Único, para identificar famílias unipessoais. A medida é uma resposta ao aumento significativo da proporção de famílias unipessoais em relação aos demais tipos de famílias cadastradas.

O CadÚnico, que inclui benefícios como o Bolsa Família, exigirá agora documentos específicos com foto dos indivíduos que se identificarem como família unipessoal. No entanto, pessoas em situação de rua, famílias indígenas e quilombolas estão isentas dessa exigência. Além disso, os entrevistadores solicitarão um comprovante de residência, sendo preferível a conta de luz, mas qualquer outro documento similar será aceito.

Lorena Amaro

Os documentos com foto aceitos podem ser o CPF ou título de eleitor. Já o comprovante de residência deve preferencialmente ser uma conta de luz, mas qualquer outro comprovante será aceito.

Para atualização das famílias unipessoais, será necessário assinar um termo de responsabilidade.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Na semana passada, em colaboração com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o MDS lançou o sistema de integração de dados do CadÚnico, por meio do Conecta gov.br. O objetivo é permitir a integração automática de cerca de 240 órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, agilizando o atendimento à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ricardo Stuckert/PR - 04/05/2023

Veja como atualizar o CadÚnico pelo celular:

Pixabay

O que é CadÚnico?

O CadÚnico é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ele é usado para obter mais informações sobre famílias de baixa renda e também é um requisito para praticamente todos os programas sociais. O CadÚnico é gerido e atualizado pelas prefeituras, mas é de responsabilidade do Governo Federal.

Juliana Nascimento

Quem pode se inscrever?

Famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda mensal familiar total de até três salários; Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o programa.

Agência Brasil/Fernando Frazão

Como se inscrever?

O cadastro pode ser feito diretamente nos centros de referência de Assistência Social da região (Cras).

Yan Boechat

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Economia

pixbay

Veja mais Top Stories