Veja como atualizar o CadÚnico para manter o Auxílio Brasil

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) prorrogou nesta terça-feira (6) para três meses o prazo para a atualização de informações do Cadastro Único (CadÚnico).

O prazo, inicialmente, havia terminado no dia 11 de novembro

Na decisão, o TRF2 ainda determinou que a União não cancele os benefícios assistenciais das pessoas que não tiveram os dados revisados. A medida da Justiça beneficia milhares de famílias que não conseguiram regularizar a situação a tempo.

Janaína Dantas

A não atualização dos dados culmina em cancelamento do benefício

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família poderá fazer a atualização dos dados por confirmação pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar alguma informação, é necessário comparecer a um posto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Agência O Dia

O usuário poderá verificar se seus dados cadastrais estão atualizados ou não pelo aplicativo do Cadastro Único ou na versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br

Para atualização, é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação.

Shutterstock.com

Fique atento:

A opção só será apresentada para usuários com perfil de responsável familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.

Divulgação

Passo a passo

Confirme os dados no bloco "Endereço da Família": A funcionalidade de Atualização Cadastral por Confirmação exibe os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. O usuário deverá revisar cada um dos blocos e verificar se as informações contidas permanecem inalteradas. Sugerimos que se inicie pelo bloco “Endereço da Família”.

EBC

Confirmar dados do bloco "Composição Familiar"

Após a confirmação do bloco de endereço, o usuário passará ao bloco de “Composição Familiar”, onde será questionado se houve a inclusão ou exclusão de integrantes na família. Caso não haja alterações, o usuário passará a revisar os dados pessoais de cada um dos membros da família, iniciando pelo Responsável Familiar. Ao final de cada tela, o usuário deverá confirmar se os dados continuam os mesmos ou não.

Divulgação/Ministério da Cidadania

Confirmar dados do Cadastro Único

Tendo confirmado que todas as informações permanecem inalteradas, o aplicativo exibirá os blocos de “Endereço da Família” e “Composição Familiar” e solicitará que o usuário selecione a opção que atesta a veracidade dos dados informados. O botão “Confirmar dados do Cadastro Único” só será habilitado quando todos os blocos forem confirmados e a caixa de seleção de veracidade de dados for marcada.

Custódio Coimbra/Agência O Globo

Justiça prorroga prazo para atualizar CadÚnico

Divulgação

Pagamento do Auxílio Brasil começa na próxima segunda-feira

Agência Brasil

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Ludmila Pizarro - iG