O mercado de concursos públicos está aquecido e o próximo ano deve seguir a tendência de alta na oferta de editais e, segundo relatório do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), está prevista a autorização para mais de 55 mil vagas.
O levantamento destaca que dos R$ 5,85 bilhões previstos no orçamento, R$ 2,85 bilhões são destinados para a contratação de 32,5 mil servidores para o executivo.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
“O último ano marcou a retomada dos concursos públicos, que deve seguir em alta em 2023”, comenta Victor Tanaka, especialista em concursos públicos do Estratégia Concursos.
“Alguns editais importantes serão anunciados nos próximos meses, o que deve chamar ainda mais a atenção de profissionais interessados em seguir a carreira pública”, continua.
Para o especialista em concursos públicos, algumas áreas devem se destacar e oferecer mais oportunidades. “Concursos na área policial, legislativa, fiscal, e editais para o ministério público e tribunais estão entre os destaques e devem ser anunciados”, analisa Tanaka.
Entre os editais previstos para o próximo ano e que devem movimentar o mercado, está o da Polícia Federal que prevê a oferta de 677 cargos para a área administrativa; O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou edital unificado com vagas a definir; além da Câmara dos Deputados. Esses são alguns dos exemplos de instituições que devem ofertar cargos públicos em 2023.