Paulo Guedes, ministro da Economia
Washington Costa/ASCOM ME
Paulo Guedes, ministro da Economia

Paulo Guedes questionou, nesta quarta-feira (21) dados sobre insegurança alimentar no Brasil. Durante o evento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o ministro da Economia afirmou que o governo está transferindo renda para os mais vulneráveis a partir do Auxílio Brasil.

"33 milhões de pessoas passando fome é mentira. Nós estamos transferindo para os mais pobres, com o Auxílio Brasil, 1,5% do PIB, 3 vezes mais do que recebiam antes", disse Guedes. Durante sua fala, ele volta a mencionar os programas criados pelo governo para dizer que o poder de compra está "preservado", e que o valor pago hoje é três vezes maior do que os programas de governos anteriores. 

Os dados mencionados pelo ministro foram levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) e cobre o período de pandemia da Covid-19 no país. A pesquisa, divulgada em julho, mostra que há 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar em grau leve a moderado no Brasil e mais de 33 milhões em situação de insegurança alimentar grave.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Durante seu discurso, ele afirmou que "a flexibilização do teto que nós fizemos, fomos criticados, mas o teto foi mal construído. O teto é pra evitar que o Governo Federal continuasse inchando. O Brasil foi feito de cima pra baixo. Lá em cima tem que ter menos dinheiro".

Guedes também citou as discordâncias entre os poderes Legislativo e Judiciário para explicar as dificuldades de acordos sobre a aconomia. Ele também pediu para que a população focasse nos "fatores econômicos" ao invés da política.  

Jair bolsonaro também questionou estes dados levantados durante uma entrevista a rádio Jovem Pan em agosto. O candidato a reeleição disse "Alguém vê alguém pedindo pão no caixa da padaria? Você não vê, pô. Tem gente que passa mal sim, quem porventura está na linha da pobreza".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!