A Natixix Investment Managers publicou um ranking global com 44 países que analisa as condições dos aposentados em cada nação. Como métrica foram utilizados bem-estar econômico, renda dos benefícios de previdência, qualidade de vida e saúde desses previdenciários.
A pesquisa concluiu que o ano de 2022 foi repleto de dificuldades ao redor do globo que impactaram a vida desses idosos, como o aumento dos preços em diversas áreas essenciais como alimentos, combustíveis e energia.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Os países presentes na lista são os membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e os grandes emergentes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). O Brasil aparece na 43ª posição, penúltima posição e a frente apenas da Índia. Em seu pódio, o ranking é liderado por três países europeus: Noruega, Suíça e Islândia.
Os aposentados brasileiros sofreram principalmente no quesito bem-estar econômico, são quinto lugar quando se trata do impacto dessa parcela na economia do país. O Brasil também fica em primeiro lugar quando se trata da taxa de juros, que acaba garantindo maior remuneração para a poupança feita para durante a aposentadoria.
A qualidade de vida durante o envelhecimento tem sido uma pauta diante do aumento da expectativa de vida e da piora da qualidade do valor da aposentadoria. Hoje, não é incomum encontrar famílias em que os idosos são sustentados por seus filhos, já que eles ainda estão em sua fase ativa no mercado de trabalho e o valor recebido pelo previdenciário acaba sendo insuficiente.
Confira o ranking completo dos melhores países para se aposentar:
- Noruega
- Suíça
- Islândia
- Irlanda
- Austrália
- Nova Zelândia
- Luxemburgo
- Holanda
- Dinamarca
- República Tcheca
- Alemanha
- Finlândia
- Suécia
- Áustria
- Canadá
- Israel
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- Reino Unido
- Bélgica
- Eslovênia
- Japão
- Malta
- França
- Estônia
- Polônia
- Cingapura
- Portugal
- Chipre
- Eslováquia
- Itália
- Hungria
- Lituânia
- Chile
- Letônia
- México
- Rússia
- Espanha
- China
- Grécia
- Turquia
- Colômbia
- Brasil
- Índia