O Procon Carioca afirmou ter enviado notificação ao Santander, na quarta-feira (27), por conta de falhas no aplicativo do banco ocorridas no início da semana. Na última segunda-feira, clientes relataram nas redes sociais problemas de acesso e de conclusão de operações bancárias na ferramenta . Segundo a entidade de Defesa do Consumidor, a instituição terá cinco dias para apresentar os esclarecimentos na sede do órgão, que fica no bairro do Estácio. Procurado pelo EXTRA, o Santander, porém, manifestou que não foi notificado até a tarde desta quinta-feira.
Segundo o Procon, o Santander deverá responder o que causou e por quanto tempo durou a interrupção do serviço, quando foi regularizado e quais providências e procedimentos foram adotados para a regularização. Além disso, o banco tem que informar quais medidas foram tomadas a fim de evitar que a interrupção do serviço ocorra novamente, quais medidas foram adotadas para reduzir danos experimentados pelos consumidores que foram impossibilitados de utilizar o serviço e quantos consumidores registraram reclamações nos canais de atendimento da empresa.
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O diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, alerta que é importante que os clientes sempre relatem as dificuldades encontradas por problemas no sistema do banco.
Ao EXTRA, o Santander relatou que na segunda-feira, quando os sistemas foram normalizados, seus clientes receberam um posicionamento garantindo que qualquer cobrança que tenha sido feita em virtude da indisponibilidade momentânea será ressarcida, e disponibilizou canais de atendimento para sanar quaisquer dúvidas.
Leia o comunicado, na íntegra: “Nossos sistemas estão de volta ao ar, assim como todos os canais de atendimento. Nossas equipes trabalharam muito para resolver a falha no sistema e garantir que você volte a operar com absoluta tranquilidade, segurança e sem prejuízo algum. Qualquer cobrança que tenha ocorrido em virtude dessa indisponibilidade será ressarcida, mas, caso ainda tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco pela Central de Atendimento, APP Santander, Internet Banking ou diretamente na sua agência. Pedimos novamente as mais sinceras desculpas pelo transtorno de hoje e, por isso mesmo, agradecemos muito a sua confiança.”