Os cursos serão fornecidos pela empresa Junior Achievement Brasil
Google
Os cursos serão fornecidos pela empresa Junior Achievement Brasil

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelam que, em 2024, este mercado precisará de 420 mil novos profissionais. O treinamento de técnicos, na velocidade em que ocorre atualmente, no entanto, não atenderá a essa demanda. Para criar oportunidade para os brasileiros e reduzir essa carência de mão de obra, empresas oferecem bolsas de estudo em Tecnologia.

O programa de capacitação profissional gratuito e on-line é o Tech e é liderado pela Junior Achievement Brasil. Já na área de Suporte de Tecnologia da Informação (TI) são 480 bolsas de estudo disponíveis. As oportunidades são voltadas para jovens de 18 a 29 anos, que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino da maioria das regiões do Brasil, sendo 40 para moradores do Rio de Janeiro, e que tenham renda de até dois salários mínimos (R$ 2.424) por pessoa da família.

As inscrições estão abertas até 5 de agosto, neste site . Os candidatos não necessitam de nenhum conhecimento técnico na área ou experiência anterior, mas não podem estar trabalhando em emprego formal ou empreendendo nem estudando em cursos do ensino superior ou tecnólogos.

A JA Brasil, que promove a campanha, avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e o custeio da contratação do serviço de internet aos alunos sem o equipamento, dependendo da disponibilidade em cada localidade em que o curso é oferecido.

Além da capacitação técnica, a formação abrange tópicos como autoconhecimento; ética; apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego. Ao final, os jovens receberão um Certificado Profissional de Suporte de TI emitido pela Google juntamente com a Certificação JA Brasil.

A partir desse momento, eles passarão a fazer parte do banco de talentos das empresas colaboradoras, com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

O centro de inovação CESAR tem dez bolsas integrais para pessoas com deficiência participarem do NExT (Nova Experiência de Trabalho), curso da empresa que capacita para a mudança de carreira para a área de Tecnologia. As aulas on-line habilitam o estudante a programar nas linguagens mais utilizadas no mercado, além de conectar os participantes a empresas do ecossistema de TI.

As inscrições ficam abertas até o dia 20 de julho e podem ser feitas por este link . Durante o curso, os alunos aprenderão a entender e criar seus próprios códigos utilizando Python e Java, duas das linguagens de programação mais usadas no mundo. Também vão resolver problemas por meio de técnicas e métodos atualizados de desenvolvimento de software e desenvolver as habilidades mais demandadas pelo mercado de trabalho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!