A Receita Federal fez um alerta sobre um golpe que sugere ao contribuinte a necessidade de regularizar seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para dar fim a uma suposta pendência, os criminosos cobram das vítimas uma taxa que não existe.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Segundo o órgão, muitas pessoas têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp e e-mail informando que estão em situação irregular junto ao Fisco. Essas mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma falsa taxa de até R$ 275.
As mensagens enviadas pelos golpistas utilizam logos e cores da Receita Federal e da bandeira nacional e levam as pessoas "a acreditarem que estão tratando com um órgão oficial do governo federal, o que é falso", afirma a Receita.
Ainda de acordo com o órgão, há casos de contribuintes que, após desembolsarem o valor cobrado pelos criminosos, compareceram ao setor de atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nenhuma pendência a ser regularizada. Em certas situações, foi detectada até ausência de declaração de ajuste anual e multas por atraso na entrega do IR.
No caso de um cidadão alvo dos golpistas, ao fazer a pesquisa sobre sua situação fiscal, ele descobriu que a declaração de IR já entregue estava zerada. Os golpistas teriam afirmado que a retificação custaria mais R$ 170.
A Receita Federal informa que a regularização do CPF é feita pelo site oficial (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), de forma gratuita. Ao acessar o endereço, o interessado deve selecionar a opção "Meu CPF". A página dará informações sobre como corrigir a situação cadastral.