O inverno começa na semana que vem, no dia 21, mas o frio já chegou em várias regiões, que tiveram temperaturas negativas. Em Itatiaia, na Região Serrana do Rio, por exemplo, o termômetro despencou a -11,4°C no Parque Nacional essa semana. Se no verão o vilão é o ar-condicionado, na temperatura mais baixa quem toma a vez é o chuveiro elétrico. Diante desse dilema — banho gelado nessa época do ano não dá, né? —, o EXTRA pegou 20 dicas com as duas distribuidoras de energia que atendem o Estado do Rio de Janeiro, a Enel e a Light, para o consumidor conseguir economizar na conta. Especialistas avaliam que, seguindo as recomendações, a fatura pode cair até 40%. Confira abaixo.
"É preciso revisar os hábitos domésticos para que a conta de energia não estoure o orçamento familiar", adverte o economista Gilberto Braga, professor do Ibmec e da Fundação D. Cabral.
E a melhor maneira de economizar, orienta, é priorizar o controle dos aparelhos classificados como vilões do consumo. E os maiores deles são: chuveiro, geladeira, iluminação, ar-condicionado, ferro elétrico e computadores.
Diminuir o tempo de banho quente no período mais frio, para quem tem chuveiro elétrico, e trocar a iluminação para lâmpadas de led são duas das principais dicas que podem fazer com que a conta dê um alívio no bolso.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Usando o chuveiro elétrico de maneira consciente, o consumidor diminui os gastos de energia em 30%, informou a Enel. A orientação é manter a chave seletora do aparelho na posição "morno" ou "verão".
Para chegar a uma economia de 40% na conta de luz, os consumidores podem adotar outras medidas. Uma delas, por exemplo, é acumular a roupa lavada para passar e não ligar o ferro em várias etapas.
"Apagar as lâmpadas dos ambientes não utilizados e vigiar o hábito de esquecer as luzes acesas também ajuda bastante", acrescenta Braga.
Fechando a conta para economizar uma grana de energia elétrica vem uma das dicas mais populares e muitas pessoas nem se ligam: tirar os aparelhos eletrônicos da tomada. Isso porque, em média, 12% da energia consumida em casa é gasta por aparelhos que ficam no chamado modo stand by.
"Em média, temos numa residência 15 equipamentos que utilizam essa tecnologia. Um decodificador de TV a cabo só é usado cerca de cinco horas por dia. Retirá-lo da tomada nas outras 19 horas, por exemplo, gera uma boa economia de energia", informou a Light.
O professor complementa:
"Muitos deixam o computador ligado em espera o dia todo, impressora ligada, aparelho de ar-condicionado ligado. TV a cabo ligada 24 horas e etc, mesmo aparelhos sem uso que são mantidos na função stand by acabam consumindo energia. O melhor é tirá-los da tomada se não for usar."
Para ajudar na economia, a Light oferece duas ferramentas que auxiliam na gestão do consumo de energia: o Simulador de Consumo de Energia e o aplicativo gratuito Detetives da Energia.
O simulador, segundo a companhia, foi desenvolvido para que o cliente conheça melhor o que é consumido dentro de casa. Nele, a pessoa pode selecionar cômodos e equipamentos com seus detalhes técnicos, além de informar o tempo de uso e a potência (watt) desses aparelhos.
Desta forma, o simulador estima o consumo total e traz informações relevantes para que o cliente possa mudar alguns hábitos dentro de casa. Para acessar basta clicar no link: https://www.museulight.com.br/aprenda-brincando/jogos/simulador-consumo-energia .
Já o app Detetives da Energia, que está disponível nas lojas Google e Apple Store, foi criado para ajudar as famílias a identificarem seus perfis de consumo a partir de seus hábitos diários. Com o jogo será possível saber se o cliente tem características de um consumidor “desperdício total”, “distraído”, “atento” ou “responsáveis”.
Durante a brincadeira também é possível ter acesso a dicas de como tomar medidas para combater os desperdícios e adotar um perfil mais eficiente.
Fique de olho nas recomendações
Chuveiros Elétricos
1. A dica é ficar o mínimo possível no banho. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale a cerca de R$ 173,50 na conta.
2. Se utilizarmos o chuveiro elétrico na posição morno ou verão, haverá uma economia de cerca de 30%, ou seja, R$ 52,05. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia.
Aquecedores
3. Em dias mais frios, podem chegar a corresponder a 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, conforme a utilização. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver no ambiente.
Iluminação
4. Aproveite a luz natural e abra as cortinas durante o dia.
5. Ao pintar paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade.
6. Troque lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que consomem de 60% a 80% menos energia.
Máquinas de lavar e secar
7. Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar.
8. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue.
9. Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso.
10. Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando necessário e com a capacidade máxima.
Televisores
11. Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo.
12. Programe o timer (desligamento automático) antes de dormir, evitando que a TV fique ligada desnecessariamente.
Computadores
13. Desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização.
14. Desconecte o monitor a partir de 15 minutos de inatividade.
Geladeiras
15. Não abra a porta da geladeira desnecessariamente para não forçar o motor do eletrodoméstico.
16. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função.
17. Nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.
18. Em dias frios, reduza a potência de resfriamento da geladeira, tendo em vista que a temperatura externa já estará mais fria.
Freezer
19. Evite deixar as portas abertas e não guarde alimentos quentes no freezer, isso força o motor e provoca maior consumo de energia.
Aparelhos eletrônicos
20. Retire da tomada aqueles equipamentos que são pouco utilizados e que usam modo de espera (stand by). O total consumido por todos os equipamentos ligados em modos de espera (stand-by) pode representar até 12% do consumo de energia elétrica da residência.
Fontes: Enel e Light