McDonald's encontra comprador para suas operações na Rússia: um empresário da Sibéria
Lorena Amaro
McDonald's encontra comprador para suas operações na Rússia: um empresário da Sibéria

A rede de lanchonetes McDonald's encontrou um comprador local para sua operação na Rússia, informou a BBC nesta quinta-feira (19). Ele é Alexander Govor, que atualmente administra 25 unidades da rede na Sibéria.

Ele vai assumir tanto as unidades físicas como os empregados, mas sob uma nova marca, disse o McDonald's à BBC.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

A rede americana estava na Rússia há 32 anos. Em março, em resposta à invasão da Ucrânia pelos russos, suspendeu temporariamente suas operações.

Na última segunda-feira, informou que sairia definitivamente do país. Como a empresa vai manter consigo os direitos de uso da marca na Rússia, Govor terá de reabrir as lanchonetes sob outro nome, ainda não divulgado.

Na Rússia há cerca de 850 unidades do McDonald's. A empresa espera que as autoridades reguladoras aprovem a venda nas próximas semanas.

Segundo a BBC, Govor é franqueado do McDonald's desde 2015. Ele ainda é cofundador da refinaria Neftekhimservice.

O ministro de Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, disse que o acordo foi resultado de um "longo e difícil" processo de negociação e que o governo dará toda a assistência a Govor.

Pelos termos do acordo, segundo a BBC, os 62 mil funcionários locais do McDonald's terão pelo menos dois anos de estabilidade.

Também esta semana, a Renault vendeu uma fábrica nos arredores de Moscou e sua participação na AvtoVaz, que produz a tradicional marca Lada. O prefeito de Moscou disse que a fábrica será usada para ressuscitar um antigo carro soviético, o Moskvich.

*Com agências internacionais


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!