De acordo com pesquisa realizada pelo escritório de contabilidade Contabilizei, com dados da Receita Federal, 1.022.789 milhão de empresas foram abertas no Brasil no primeiro trimestre deste ano. Do total, 79% são Microempreendedores Individuais (MEIs). Os outros 21% são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG.
No mês de março, o número total de empresas abertas cresceu 3,6% em comparação a fevereiro, e 1,7% em comparação a janeiro. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, há uma queda de 4,8% no número de novas empresas, mas na comparação com o 1º trimestre de 2020, há um crescimento de 19%.
Há também um recorde histórico de abertura micro e pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios realizadas em um único mês. Em março, foram quase 80 mil novos CNPJs nessas categorias, número nunca alcançado antes.
Pelo 10º ano consecutivo, São Paulo é o estado que mais abre empresas no Brasil. Além disso, por pelo menos 10 anos consecutivos, estados do Sul e Sudeste lideram o ranking de abertura de empresas no país. São Paulo abriu 300 mil novas empresas, Minas Gerais, 107,6 mil, Rio de Janeiro, 86 mil, Paraná, 69,6 mil e Rio Grande do Sul, 59,6 mil.
Atualmente, são mais de 21 milhões de empresas ativas no Brasil, divididas em Serviço (60,2%), Comércio (31,2%), Indústria (7%) e outros (1,3%).