Quem recusou FGTS emergencial não tem depósito automático
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Quem recusou FGTS emergencial não tem depósito automático

Quem decidiu não aceitar os saques emergenciais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020, já durante a pandemia da Covid-19, não terá o saque extraordinário do FGTS deste ano depositado automaticamente. Dessa vez, para receber os valores, de até mil reais, os trabalhadores deverão solicitar o benefício.

De acordo com a Caixa, a solicitação é feita de forma simples, e não há necessidade de ir até uma agência. O trabalhador deve acessar o App FGTS, no menu "Saque Extraordinário", e confirmar ou complementar os dados cadastrais. A partir daí, basta clicar em "Solicitar Saque" para que o valor seja liberado.

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O banco também informou que entre o dia da solicitação de saque e o dia do efetivo crédito na conta do Caixa Tem, é necessário um prazo mínimo para o processamento do pedido, motivo pelo qual o crédito pode ser realizado em data posterior do calendário.

Calendário termina em junho

Nesta quarta-feira (4), foi depositado o terceiro lote do saque extraordinário para 3,5 milhões de trabalhadores nascidos em março, um montante de R$ 2,5 bilhões. No próximo dia 11, será a vez de 3,7 milhões de aniversariantes do mês de abril.

Ao todo, os 42 milhões de beneficiados com contas ativas e inativas terão direito ao saque emergencial. Segundo o banco, serão liberados cerca de R$ 30 bilhões.

O calendário de saques começou no dia 20 de abril para os nascidos em janeiro. Os saques extraordinários vão ocorrer até 15 de junho. Quem perder a data terá até 15 de dezembro de 2022 para acessar os valores. 


Depósito no Caixa Tem

O valor a ser liberado vai depender do saldo que cada pessoa possui no FGTS, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do FGTS. Os trabalhadores terão o recurso creditado automaticamente em uma conta criada no aplicativo Caixa Tem e depois poderão movimentar no aplicativo ou transferir os recursos para outro banco.

A Caixa informou que, embora o aplicativo do FGTS ofereça a opção de cadastrar uma conta bancária de outra instituição financeira, essas informações não serão consideradas para o depósito do saque extraordinário, e que o depósito será feito exclusivamente na conta do Caixa Tem.

Quem antecipou saque-aniversário está apto?

A Caixa inicialmente informou que trabalhadores que contrataram empréstimos para antecipação do saque-aniversário estariam com a conta vinculada do FGTS bloqueada, e por isso não poderiam efetuar o saque extraordinário de até mil reais. Mas, posteriormente, o banco explicou que bloqueio vale apenas para o valor e os juros correspondentes crédito referente à antecipação do saque-aniversário.

Como conferir o saldo

A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site do banco ou pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente no celular pela Apple Store ou pelo Play Store. No primeiro dia de depósitos, trabalhadores enfrentaram fila e demora no atendimento tanto nas plataformas digitais quanto nas agências da Caixa.

Na página da Caixa Econômica Federal na internet, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio interessado. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.

Quem tem o SMS cadastrado vai receber o valor do saque por mensagem no celular. A adesão é simples: basta acessar a página da Caixa na internet (https://www.caixa.gov.br/), selecionar "FGTS", "Entrar", "Mensagem via Celular", informar o número do NIS ou do PIS/Pasep e clicar no botão "Cadastrar Senha". Pronto! O acesso já está liberado. Basta agora selecionar "Serviços no Celular".

O acompanhamento on-line das informações do FGTS permite ao trabalhador a gestão da regularidade dos depósitos em sua conta vinculada.

Outra forma de receber o extrato do FGTS é em casa a cada dois meses. O trabalhador deverá informar seu endereço completo na página da Caixa, em uma agência bancária ou pelo telefone 0800-726-0101.

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