MP proíbe cobrança para despachar bagagens em vôos nacionais e internacionais
Márcia Foletto / Agência O Globo
MP proíbe cobrança para despachar bagagens em vôos nacionais e internacionais

A Câmara aprovou nesta terça-feira (26) uma Medida Provisória (MP) que flexibiliza regras do setor aéreo e retoma o despacho gratuito de bagagem em voos nacionais e internacionais. A matéria ainda precisa ser validada pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial, que tem o poder de vetar o texto total ou parcialmente.

A proibição da cobrança desse tipo de taxa pelas companhias aéreas não constava no texto original editado pelo governo, que se posicionou de maneira contrária à emenda na votação de hoje, mas acabou derrotado. O destaque, apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi aprovado por 273 votos a 148.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

Em 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma resolução que autorizava as companhias aéreas a cobrarem por bagagens despachadas sob o pretexto de reduzir o custo das passagens. Pela regra, o passageiro passou a ter o direito de levar de forma gratuita apenas uma bagagem de mão de até 10 quilos na cabine da aeronave.

"Adotada a medida e passados mais de dois anos, não houve redução dos preços das passagens aéreas, e sim aumentos exorbitantes e queda na qualidade dos serviços prestados", argumentou Perpétua Almeida para justificar o destaque incluído na MP.

Leia Também

Pelo trecho aprovado na Câmara, os passageiros poderão enviar sem custo um volume de até 23 quilos em voos nacionais e 30 quilos em voos internacionais.

Relator da MP, o deputado general Peternelli (União Brasil-SP) considera que, na prática, a gratuidade do despacho de bagagem não irá ocorrer:

"A bagagem não será grátis, vai estar inclusa no preço da passagem, que vai aumentar."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!