Angra 3 pode paralisar obras caso Eletrobras não seja privatizada, diz presidente do BNDES
Divulgação
Angra 3 pode paralisar obras caso Eletrobras não seja privatizada, diz presidente do BNDES

Caso a operação de privatização da Eletrobras não se concretize, as obras da usina nuclear Angra 3 podem não ser concluídas e governo e sociedade teriam de arcar com os custos para o fechamento do espaço, alertou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, durante evento do Tribunal de Contas da União (TCU), que discutiu o modelo de capitalização da companhia nesta quinta-feira (7).

Montezano alertou para outras consequências caso a capitalização da Eletrobras fracasse, como o não recebimento dos valores da outorga e até mesmo efeitos sobre o preço das ações da companhia.

"Em adição a isso existe uma chance razoável de que eventualmente Angra 3 não seja concluída. Então, a empresa e a sociedade brasileira talvez tenham que arcar com os custos de fechamento de Angra 3", alertou.

Ele também ponderou outros efeitos negativos para defender o avanço do modelo de capitalização conforme proposto pelo governo e aprovado pelo Congresso.

Leia Também

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

"A gente vai ter uma Eletrobras com capacidade de investimento mais restrito do que se ela for capitalizada, um eventual cenário em que Angra 3  pode não ser concluída ou que requer custos para seu fechamento e possivelmente uma possibilidade de Tucuruí (usina hidrelétrica em operação no rio Tocantins) sair de geração da Eletrobras".

A usina de Angra 3 completaria o projeto de três unidades nucleares instaladas em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. Com capacidade de geração de 1,405 GW, a expectativa do governo é que o projeto inicie a operação comercial em novembro de 2026, com a planta em plena capacidade no ano seguinte.

A construção de Angra 3 parou depois de denúncias de corrupção e por conta da deterioração do cenário fiscal. O governo busca parceiros e uma forma de fazer com que a obra seja retomada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!