Enfim uma boa notícia para cidadãos que aguardam uma resposta aos seus requerimentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): a fila recuou de 1,7 milhão para 1,6 milhão de pedidos em espera de análise em março. Se comparado a 2019, ano anterior ao início da pandemia da Covid-19, no mês de janeiro o número de análises estava em 1,8 milhão e chegou ao maior da história em julho, registrando 2,4 milhões. Nos anos seguintes, a média foi 1,7 milhão em 2020 e 1,8 milhão em 2021.
Conforme o INSS, algumas medidas possibilitaram a queda do estoque. Como empenho de servidores, automação, investimento em capacitação e reorganização da estrutura, por exemplo.
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Para o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, apesar da redução do estoque, ainda são necessárias mais e novas ações para diminuir ainda mais. Atualmente, o INSS analisa por mês cerca de 751 mil pedidos de benefícios. O número de novos requerimentos mensais é de 674 mil processos.
— Estamos conseguindo dar resposta não só aos pedidos que entram, como também a uma parte do estoque. É uma fila histórica de anos. Esse passivo é relativamente grande e temos consciência da necessidade de dar uma resposta célere para a sociedade — explicou Oliveira.
Oliveira considera que o INSS está no caminho certo para equacionar a fila de espera e reconhecer os direitos da população de forma mais ágil.
— Estamos aqui para entregar um INSS melhor para a sociedade brasileira. Com esse objetivo trabalhamos de domingo a domingo — afirmou.
Ações para reduzir o estoque
• Capacitação de servidores
• Ampliação e melhoria do parque tecnológico, com a aquisição de cerca de 18 mil novos computadores destinados aos servidores em teletrabalho e renovação dos computadores e redes das unidades do INSS
• Aprimoramento dos sistemas de trabalho para automação dos processos
• Reabertura das agências do INSS para atendimento presencial agendado
Leia Também
• Reorganização da estrutura hierárquica e funcional
• Investimento na segurança do acesso aos sistemas corporativos, visando proteger os servidores e evitar fraudes
• Acordos de cooperação técnica com empresas, associações, sindicatos e prefeituras, para ampliar o acesso aos serviços previdenciários e acelerar a análise
• Parcerias com outros órgãos governamentais e entidades para cruzamento de dados e compartilhamento de informações
• Educação previdenciária aos cidadãos por meio da Escola da Previdência
• Simplificação e organização da legislação previdenciária (nova Instrução Normativa)
• Aprimoramento dos canais de atendimento à população, seja por meio remoto, como o telefone 135 e o Meu INSS (site e aplicativo), seja presencialmente, nas agências do INSS e no PrevBarco
• Pedido de contratação de novos servidores
• Proposição de nova gratificação financeira para incentivar o incremento na análise dos processos em estoque