Sem citar nomes, o Ministério de Relações Exteriores do Paraguai rebateu o ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, e disse no Twitter que o país "é e sempre será uma nação livre, soberana e independente". Na sexta-feira (18), ao comentar os impostos cobrados no Brasil, em um evento no Ceará, Guedes afirmou que o Paraguai "virou o estado brasileiro mais rico".
"O Ministério de Relações Exteriores lamenta as expressões infelizes de um alto funcionário do governo brasileiro. O Paraguai é e será sempre uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem a defendeu heroicamente ao longo de sua história, não pode deixar passar por alto essas lamentáveis expressões", diz a mensagem no Twitter.
Na sexta-feira, Guedes disse:
"O Paraguai virou praticamente um estado brasileiro com imposto zero, cresceu, ficou rico porque se beneficia da escala brasileira exportando para o Brasil."
Segundo o ministro da Economia, os impostos altos no Brasil acabam levando negócios que poderiam ser feitos no país para o Paraguai:
"Se nós tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo pro Paraguai pra fazer soja, chicote elétrico. Tudo que está sendo feito lá, poderia estar sendo feito aqui e está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto e o Paraguai inteligentemente baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas, o que mais cresce."