União Europeia vai investir no país do leste europeu após a guerra
CC0 Domínio público / PxHere
União Europeia vai investir no país do leste europeu após a guerra

A União Europeia deve anunciar nesta semana a emissão de títulos públicos para financiar energia e defesa. A ideia é que o dinheiro sirva já para lidar com as consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, diz a agência Bloomberg. 

Nos dias 10 e 11 de março, a cúpula se reúne de forma emergencial para trabalhar nos detalhes da dívida a ser levantada. 

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

O pacote vem apenas um ano depois dos 1,8 trilhão de euros (US$ 2 trilhões) usados para combate da pandemia. Agora a necessidade será ajudar na reconstrução da Ucrânia.

O dinheiro deve ser dividido entre os países membros e depois distribuído em forma de empréstimo com condições preferenciais para financiar gastos nessas áreas. 

“Precisamos encontrar novas ferramentas para lidar com os novos problemas que esta crise colocou diante de nós”, disse o comissário da UE para a economia, Paolo Gentiloni, na segunda-feira a parlamentares reunidos em Estrasburgo, na França.

Os rendimentos dos títulos da UE subiram com a perspectiva de aumento da oferta. O euro ampliou os ganhos em relação ao dólar, subindo 0,6% para US$ 1,0920.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!