O prazo para que empresas, instituições e órgãos públicos entreguem o Informe de Rendimentos para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2022 termina no próximo dia 28, mas o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já liberou o documento para aposentados e pensionistas. Deve prestar contas à Receita quem recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2021.
O informe está disponível no site ou portal Meu INSS e pode ser acessado, inclusive, pelo celular. Basta ter login e senha de acesso à plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços do governo federal.
Uma outra alternativa é acessar o link extratoir.inss.gov.br. Neste caso é preciso ter em mãos o número de benefício e documentos pessoais.
O informe de rendimentos, também chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, contém um resumo dos valores recebidos pelos beneficiários. Além de informar o Imposto de Renda recolhido mensalmente pelo contribuinte durante o último ano, o demonstrativo comprova o recebimento de benefícios durante o ano base.
Como acessar pelo aplicativo? É simples: após baixar o app do "Meu INSS" no celular, acesse utilizando o mesmo login Gov.br exigido pelo site, desça a tela, clique na aba "Outros Serviços" e depois em "Extrato de Imposto de Renda". No site insira o ano base e o benefício para obter o extrato.
Como acessar o documento
- Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/#/login
- Clique em "Entrar com gov.br".
- Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha.
- Desça a tela e encontre a aba "Outros Serviços".
- Nesta aba clique em "Ver Mais".
- Clique no ícone do “Leão” com a frase "Extrato do Imposto de Renda".
- Selecione o ano-calendário (para este ano é o de 2021).
- Selecione o extrato que deseja.
- Salve o extrato em PDF.