Santander
Fernanda Capelli
Santander

O Santander Brasil agora permite que clientes pessoa jurídica emitam, via internet banking, boletos com a opção de pagamento por PIX. As empresas já podem, a partir desta semana, gerar o documento de cobrança com o QR Code agregado como uma funcionalidade adicional para quem paga. O código de barras com as mesmas informações será mantido em todos os boletos emitidos pelo Santander para aqueles que optarem pela forma de pagamento tradicional.

A novidade está disponível para clientes PJ de todos os tamanhos, de microempreendedores individuais (MEI) a empresas de grande porte. Batizada de Boleto SX, a funcionalidade oferece vantagens tanto para o empresário como para quem paga um documento emitido pelo Santander.

Ao pagar um boleto por meio do código de barras, o tempo de compensação é de até dois dias úteis quando a operação é entre bancos diferentes. Um pagamento realizado em uma sexta-feira, por exemplo, estará disponível na conta corrente somente na terça ou na quarta-feira da outra semana. Com a transação via PIX, o valor é creditado instantaneamente para a empresa. Vale destacar que o controle do pagamento do documento, a conciliação bancária, fica disponível nos mesmos canais que a empresa já está acostumada a utilizar.

“O QR Code no boleto faz do pagamento uma transação de PIX com todos os benefícios que esse produto oferece, como a agilidade e a disponibilidade 24 horas por dia, nos sete dias da semana”, afirma Cassio Schmitt, diretor do Segmento Pessoa Jurídica do Santander.

Leia Também

Dessa forma, para quem paga via PIX, não existe mais o horário limite que nas transações via código de barras é fixado até as 23h. O pagamento por QR Code pode ser feito a qualquer momento do dia, desde que respeitando a data de vencimento do boleto, e o valor do pagamento é creditado de forma instantânea na conta da empresa que realizou a cobrança.

“O PIX oferece uma forma mais fluída de pagar e, por essa razão, tem se popularizado cada vez mais”, avalia Schmitt. O executivo destaca ainda que, para o cliente PJ do Santander, as tarifas tendem a ser mais competitivas para liquidação de boletos por QR Code PIX do que pela emissão por código de barras.

Desde novembro, o Itaú tem uma ferramenta parecida, chamada de BoleCode. Com ela, é possível emitir boletos com código de barras e QR Code PIX.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!