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O Sistema de Valores a Receber (SVR) lançado pelo Banco Central na segunda-feira permite a consulta de recursos 'esquecidos' em contas bancárias, por pessoas físicas e empresas, e dá o caminho das pedras para o processo de resgate.

De acordo com o BC, em junho de 2021, clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões a receber dos bancos, sem nem ao menos ter conhecimento ou lembrança sobre isso.

O anúncio da facilidade na segunda-feira em tempos de crise atraiu uma demanda muito maior que a esperada pelo BC para o seu site, que saiu do ar. Em menos de 24 horas, foram resgatados mais de R$ 900 mil, o site congestionou e saiu do ar e o banco retirou do ar, temporariamente, o sistema.

Mas o BC marcou, nesta quinta-feira, uma data para a reabertura das consultas no SVR: 14 de fevereiro. Enquanto isso, entenda, em cinco pontos, como proceder para saber se tem dinheiro a receber.

O que é o Sistema de Informações de Valores a Receber?

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), na página do BC na internet, oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros casos

Como saber se tenho dinheiro para receber?

  1. Você pode fazer uma primeira consulta no site do BC apenas usando o seu CPF. É o primeiro passo para saber se há ou não recursos a receber. O sistema vai mostrar o que há em seu nome em todos os bancos, não apenas no que você tem em conta atualmente.
  2. Na página do Banco Central, acesse a seção Minha Vida Financeira. Em seguida, clique na subseção Valores a Receber.
  3. Role a página até o final e clique no último item, chamado Consulta ao Relatório Valores a Receber.
  4. Logo depois aperte “Iniciar consulta” e insira o número do seu CPF. Após a verificação digital, o sistema vai dizer se você tem ou não valores a receber de bancos. Se não tiver, não adianta seguir adiante.
  5. Se o sistema disser que há recursos a serem resgatados, você deve consultar os valores e a instituição em que eles estão por meio do Registrato, portal do BC que permite ao cidadão consultar suas informações financeiras.

O que é o Registrato do Banco Central e como se cadastrar?

  1. Se você não tem cadastro, deve fazer um login e senha para acessar a página do Registrato, que traz uma série de informações de movimentações financeiras dos brasileiros. Há duas opções de cadastro: uma pelo site do Banco Central e outra pelo site Gov.br, uma espécie de central de serviços públicos federais.
  2. Para acessar o Registrato pelo Gov.br, o cidadão deve ter o status prata ou ouro. Quanto maior a liberação de dados para o governo, como reconhecimento facial, dados bancários e da carteira de habilitação, maior o seu status.
  3. Já a opção de cadastro pelo site do BC, está disponível para pessoas físicas ou jurídicas e não tem restrições.
  4. O cadastro é feito em três etapas. Na primeira, é preciso informar dados como CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e o nome do banco em que tem conta.
  5. É gerada então uma frase de segurança, que deve ser validada no site do banco em que a pessoa tem conta.
  6. Com o código gerado pelo site do BC em mãos, o usuário deve acessar a sua conta bancária pelo site do banco e buscar no site do seu banco pelo serviço "Registrato".
  7. A instituição financeira, então, pede que cole a frase de segurança e a chave de segurança gerada na etapa anterior. Em seguida, o usuário deve incluir também a chave de segurança do próprio banco, gerada pelo app da instituição.
  8. Após a validação da frase de segurança pelo internet banking do banco em que o usuário tem conta, ele deve voltar à página do Banco Central para finalizar o cadastro na terceira aba.
  9. Esta também pede a frase de segurança. Após o preenchimento dos dados, o usuário cria uma senha e conclui o cadastro do Registrato.

Como resgatar o dinheiro?

  • Feito o cadastro, o usuário volta para a página do Registrato para incluir login e senha.
  • Clicar em "Valores a receber".
  • Para receber os valores de volta, há duas opções que estarão disponíveis na área da consulta. Se o cliente encontrar um aviso "Solicite aqui" significa que o banco aderiu ao Termo do BC que prevê a devolução do valor via Pix na sua conta em até 12 dias úteis.
  • Excepcionalmente, o banco poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que no prazo de até 12 dias úteis e desde que na conta onde você registrou a chave Pix indicada no Registrato.

O SVR está suspenso por quanto tempo?

O lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR) gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites, o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR, mas sem informar quando seria restabelecido.

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