Fábio Faria, ministro das Comunicações
Isac Nóbrega/PR
Fábio Faria, ministro das Comunicações

A chegada do 5G, a nova geração de telefonia móvel abre espaço para empregos do futuro e deve gerar 670 mil novas vagas até 2025. As empresas de educação já começaram uma corrida para incluir a tecnologia em sua programação curricular e conquistar quem quer aumentar as chances de conquistar as vagas.

A PUC-Rio, por exemplo, criou o curso de extensão "Fundamentos de Sistemas de Comunicações 5G" apenas para graduados em engenharia, matemática, física, ciência da computação, além de profissionais de empresas de telecomunicações.

Mas Rodrigo de Lamare, coordenador do Laboratório de 5G da instituição, diz que haverá cursos no segundo semestre para profissionais que não tem formação técnica, como advogados, médicos, jornalistas e outras profissões.

"Todo mundo vai usar o 5G. É um sistema mais moderno, com maior capacidade de transmissão de dados. O número de antenas vai aumentar em dez vezes. Vamos ter mais capacidade de uso e melhor qualidade da ligação."

 Caio Bianchi, gerente de educação continuada da ESPM, diz que a educação terá papel essencial de capacitar os profissionais a continuar inovando e explorando as potencialidades do 5G.

Leia Também

Para isso, a instituição está abordando já o tema em cursos como "Sociedade 5.0 - AI Economy e os Tempos Pós-Normais". Em fevereiro fará o masterclass "Perspectivas do Futuro Inteligente — Muito além da inovação".

"O 5G está chegando para causar mais uma transformação substancial no mercado de trabalho, o que fará com que todas as áreas estejam preparadas para lidar com essa tecnologia. Trabalhamos com o conceito de oferecer capacitação para profissionais em todas as etapas da carreira e da vida."

A Soulcode Academy, por exemplo, acaba de abrir um curso de "Engenharia de Dados", que é voltado para todos os profissionais que tenham interesse em migrar de carreira ou iniciar uma nova profissão. Segundo Fabricio Cardoso, diretor geral da edtech, todos os cursos foram desenvolvidos a fim de suprir parte da defasagem brasileira em tecnologia.

"A implantação do 5G será muito importante para o salto tecnológico no Brasil. Temos muitas pessoas que migraram de carreira durante a pandemia e ressignificaram. A área de tecnologia pode ser para todos", disse Cardoso.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!