INSS prorroga até julho suspensão do bloqueio de benefício para quem não fizer prova de vida
Max Leone
INSS prorroga até julho suspensão do bloqueio de benefício para quem não fizer prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu prorrogar mais uma vez a suspensão do bloqueio de aposentadorias pela falta da realização da prova de vida. Nesta terça-feira, 28, foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União que estende os prazos do procedimento até julho do próximo ano. Além disso, o texto também traz o calendário que define as datas para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020.

Dessa forma, a portaria define que o segurado do INSS só terá o benefício suspenso a partir de julho de 2022, caso não realize a prova de vida no mês de seu aniversário. O documento também autoriza as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento a realizar a prova de vida no mês anterior ao mês de aniversário do titular do benefício.

Os titulares de benefícios cujo vencimento da última comprovação de vida for até a competência dezembro de 2021 deverão realizá-la de forma escalonada, antes da data de início de bloqueio, de acordo com cronograma divulgado junto com a portaria.

"A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022", diz um trecho da portaria.

Leia Também

A norma anterior previa o bloqueio a partir de janeiro de 2022. Em razão da pandemia da covid-19, desde março de 2020, o INSS realiza os pagamentos, mas sem bloqueio, suspensão ou fim do benefício no caso de não realização da prova de vida.

Confira calendário da prova de vida

Vencimento da prova de vida Competência de bloqueio
Até dezembro de 2020 Fevereiro de 2022
Janeiro a junho de 2021 Março de 2022
Julho e agosto de 2021 Abril de 2022
Setembro e outubro de 2021 Maio de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Junho de 2022

Como fazer prova de vida

A prova de vida pode ser feita nas agências do INSS ou no banco responsável pelo pagamento das parcelas. Segurados com biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), via título de eleitor, e no Detran podem fazer o procedimento pela internet, por meio do aplicativo "Meu INSS".

Já maiores de 80 anos e pessoas a partir de 60 anos com dificuldades de locomoção podem fazer a prova de vida em domicílio. Basta seguir os seguintes passos: "Meu INSS" - Solicitar Prova de Vida - Dificuldade de Locomoção - Atendimento à distância ou Solicitar Prova de Vida - Maior de 80 anos - Atendimento à distância - Cadastrar ou Renovar Procuração - Atendimento à distância.

Segundo o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários