INSS
Reprodução: iG Minas Gerais
INSS

Os 6 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram convocados para passar pela revisão dos benefícios por incapacidade temporária no Estado do Rio e não agendaram atendimentos correm o risco de ter seus pagamentos suspensos. O prazo para marcar as perícias médicas acaba nesta sexta-feira (dia 19) e, segundo o órgão, não será prorrogado.

De acordo com o último balanço, dos 6.532 convocados no estado, somente 641 já fizeram ou agendaram a nova avaliação.

Em todo o Brasil, cerca de 95 mil beneficiários foram convocados, em setembro, por meio do Diário Oficial da União, pois não foram localizados por carta. Destes, 7.288 já realizaram a perícia de revisão. Outros 520 já estão com o exame marcado.

Os segurados convocados pelo Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI) devem agendar perícia médica pelo Meu INSS, site ou aplicativo para celular, ou pela central telefônica 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Além dos documentos pessoais, deverão ser apresentados, na perícia médica, laudos contendo CID (Classificação Internacional de Doença), atestados, receitas, exames recentes e outros documentos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho.

Leia Também

Após o término do prazo, o segurado sem agendamento de perícia poderá ter seu benefício suspenso e, posteriormente, cessado.

Quem não recebeu a carta ou o comunicado do INSS para passar pela perícia médica revisional deve acessar o edital de convocação que está disponível na internet, no endereço:  https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-347888278 .

Convocados

De acordo com o INSS, o procedimento é destinado exclusivamente aos beneficiários do antigo auxílio-doença, incluindo o acidentário, e engloba apenas as pessoas que estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica e sem data definida para cessação do benefício.

Estão fora do pente-fino os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, assim como os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV.

Quem não tem condições de ir ao posto do INSS pode agendar pela central 135 a perícia em casa ou no hospital, em caso de internação.

Como agendar pelo aplicativo

  • 1. Faça o login no Meu INSS
  • 2. Clique em "Do que você precisa?", escreva "Agendar Perícia" e, em seguida, em "Novo Requerimento"
  • 3. Escolha entre "Perícia Inicial", se for a primeira vez, ou "Perícia de Prorrogação", se já estiver em benefício
  • 4. Siga as orientações que aparecem na tela
  • 5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!