Bolsonaro repete vontade de Privatizar da Petrobras e petroleiros ameaçam greve
Sophia Bernardes
Bolsonaro repete vontade de Privatizar da Petrobras e petroleiros ameaçam greve

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta quarta-feira (27) que a Petrobras só lhe dá "dor de cabeça" e que a empresa só presta serviços "para acionistas". Bolsonaro voltou a falar na possibilidade de privatização da empresa. Em meio à possibilidade de venda da companhia, a FUP (Federação Única dos Petroleiros) anunciou que entrará em greve caso o projeto avance. 

A declaração do presidente foi feita em entrevista à Jovem Pan News, enquanto Bolsonaro falava sobre alternativas para a redução do preço de combustíveis.

"Eu posso interferir na Petrobras? Eu vou responder a processo. O presidente da Petrobras vai acabar sendo preso. É uma estatal, que, com todo respeito, só me dá dor de cabeça. Nós vamos partir para a maneira de nós quebramos mais monopólio. Quem sabe até botar no radar da privatização."

A possibilidade fez com que o conselho da FUP aprovasse uma "agenda de resistência" ao processo de desestatização e organizará assembleias para debater a greve nos próximos dias.

“É um alerta. Se o governo tiver a audácia de apresentar esse projeto, faremos greve, possivelmente a maior greve da história da categoria petroleira”, afirmou Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, ao Poder360.

O coordenador-geral da FUP disse que a privatização vai “favorecer apenas os investidores de outros países e os acionistas da Petrobras”. “Ao invés de privatizar, o governo deveria fazer a empresa cumprir o seu papel social”, afirmou.

Leia Também

Depois, na mesma entrevista, Bolsonaro minimizou o recorde de produção de barris da empresa:

"Outro dia um assessor chegou para mim e falou: "Olha, a Petrobras acabou de bater recorde na produção de barril por dia, 3 milhões e poucos de barris por dia". Daí eu falei: 'E qual a consequência disso?'", disse, acrescentando: "É uma empresa que hoje em dia está prestando serviço para acionistas, e mais ninguém. A chance de vocês perderam algo na Petrobras é zero."

Bolsonaro também afirmou que quem compra ações da Petrobras "não perde nunca":

"Você compra ação de qualquer empresa, você pode perder. A Petrobras você não perde nunca. Ou seja, essa empresa é nossa ou é de alguns privilegiados?"



    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários