Milionários do Reino Unido enviaram uma carta para o chanceler britânico Rishi Sunak pedindo tributação sobre grandes fortunas
Pixabay
Milionários do Reino Unido enviaram uma carta para o chanceler britânico Rishi Sunak pedindo tributação sobre grandes fortunas

Um grupo de 30 milionários do Reino Unido enviou uma carta aberta ao chanceler britânico Rishi Sunak, pedindo a criação de um imposto sobre a fortuna das pessoas mais ricas da região para ajudar na recuperação da crise causada pela pandemia de Covid-19 e no combate à desigualdade social.

“O custo da recuperação não pode recair sobre os jovens ou aqueles com rendimentos mais baixos, como funcionários da saúde, garis e professores”, diz a carta. Os signatários fazem parte do movimento Milionários Patrióticos.

À medida que a crise do custo de vida se aprofunda e atinge as famílias mais pobres do Reino Unido, a fortuna combinada dos bilionários britânicos aumentou 22% para 597 bilhões de libras ( o equivalente a US$ 821,945 bilhões) desde o início da pandemia do coronavírus.

No documento, os milionários dizem compreender que há uma imensa pressão sobre o Tesouro para encontrar recursos necessários e lidar com "as crises presentes e futuras — dadas pela Covid e pelas mudanças climáticas". Esse dinheiro, segundo eles, poderia vir de suas próprias fortunas.

Leia Também

"Podemos contribuir mais e queremos investir no reparo e na melhoria de nossos serviços compartilhados. Temos orgulho de pagar nossos impostos para reduzir a desigualdade, apoiar uma assistência social mais forte e garantir que estejamos construindo uma sociedade mais justa e verde", afirmam.

No mês passado, para tentar reverter a crise, o Parlamento do Reino Unido aprovou um aumento de 1,25 ponto percentual nas contribuições para o seguro social. Os milionários, entretanto, acreditam que essa mudança “afetaria mais duramente os trabalhadores” e, sendo assim, nada mais justo que os impostos sobre os mais ricos aumentem.

De acordo com o jornal britânico The Guardian , o grupo pediu ao governo que dê prioridade a qualquer política que tribute as grandes fortunas, "desde a equalização dos ganhos de capital com o Imposto de Renda, passando por uma revisão do imposto sobre a propriedade, até a introdução de um imposto sobre a riqueza líquida".

“Ao decidir como preencher a lacuna financeira, olhe para nós. Reparar nosso país é mais valioso do que aumentar nossa riqueza”, acrescentaram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!