O ministro da Economia Paulo Guedes anunciou nesta terça-feira (12) um pacote de US$ 2,5 bilhões (R$ 13,8 bi) em infraestrutura verde. Ele está nos Estados Unidos para reunião com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e concedeu entrevista à CNN Internacional.
O pacote será detalhado na COP26, a conferência climática da ONU (Organização das Nações Unidas) em Glasgow, no começo de novembro., na qual Guedes disse que o Brasil está "envolvido".
“Será um pacote de 2,5 bilhões de dólares. Sabemos que o futuro é verde e digital, e nós estaremos lá. O Brasil é uma potência verde e o quarto maior mercado digital do mundo”, disse o ministro.
Guedes também respondeu sobre sua offshore , e alegou "não ter feito nada de errado". O ministro também defendeu as medidas adoradas pelo Brasil para conter a pandemia.
“Nós gastamos mais que o dobro do que a média dos países emergentes e 10% mais do que os países ricos salvando vidas. Não aceito sua narrativa. Nós gastamos mais dinheiro salvando vidas do que vocês”, declarou.
“Nós praticamos o distanciamento. Por isso, o PIB caiu 4,1%. Por isso que o desemprego subiu, mas o que houve é que nós temos vacinação em massa, e a economia está crescendo”, disse. “Nossa escolha foi manter vidas em primeiro lugar. Por isso, gastamos 110% do PIB em transferência de renda para pessoas pobres, para que elas praticassem o distanciamento social”, complementou.
Leia Também