INSS: Apesar de as agências estarem abertas, não há médicos peritos
Márcia Foletto/Agência O Globo
INSS: Apesar de as agências estarem abertas, não há médicos peritos

Por causa do feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na próxima terça-feira (12), muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão com dificuldades para realizar suas perícias médicas que estão agendadas para esta segunda. Na última semana, o INSS havia emitido uma nota informando que os atendimentos estariam mantidos hoje, mas um áudio enviado pelo presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Luiz Argolo, convocou os servidores a não trabalharem. As informações são do jornal Extra .

No Brasil, 22.574 exames estão marcados para esta segunda-feira. Mas, segundo o vice-presidente da ANMP, Francisco Eduardo Cardoso Alves, o INSS deveria ter mantido a suspensão do atendimento em suas unidades, uma vez que, de acordo com ele, o ponto facultativo é feriado para o servidor público federal.

"O ministro Paulo Guedes decretou ponto facultativo para o serviço público no dia 11. O erro é do INSS, que agendou (o atendimento de) segurados para o dia 11, e nós (médicos peritos) não temos culpa disso. Todos (os que foram trabalhar) estão em regime de plantão no Judiciário, no hospital, nas delegacias", afirmou Alves.

Alguns peritos resolveram comparecer às agências

A ANMP confirmou que alguns peritos decidiram comparecer às agências nesta segunda-feira por conta própria, mas que não há uma obrigação da categoria de trabalhar. Este foi o caso do subsecretário da Perícia Médica Federal, Eduardo de Oliveira Magalhães:

Leia Também

"Entendo como justo o ponto facultativo para os servidores, desde que não afete os usuários, por isso vim para o atendimento junto com os colegas peritos", escreveu ele em uma rede social.

O que diz o INSS?

Procurada, a Secretaria de Perícia Médica Federal informou que, nesta segunda-feira, 22.574 agendamentos estão marcados para 2.672 peritos em todo o Brasil.

"Os segurados que não puderem ser atendidos hoje pela ausência do perito médico serão reagendados pelo INSS, assegurando a data de entrada do requerimento", informou o INSS.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!