Segundo a pasta, fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos
Reprodução: iG Minas Gerais
Segundo a pasta, fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos

De um lado do telefone está o aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do outro uma voz sempre simpática e cordial informa a esse segurado que ele tem direito a receber atrasados do INSS. Em tempos de crise econômica, inflação e desemprego em alta, um dinheiro a mais cairia bem. Está lançada a isca de um dos quatro golpes, que cada vez mais têm vitimado aposentados e pensionistas. O alerta foi feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo a pasta, fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos.

Na esteira das ligações telefônicas os aposentados têm enfrentado outras duas modalidades de fraude e assédio: a de oferta do consignado e do "cartão clonado". Nessa última os estelionatários após confirmar dados bancários, inclusive senha, com os mais idosos, enviam um falso motoboy para a retirada do cartão. De posse da senha realizam compras, saques e empréstimos indevidamente. Acrescente à essa lista correspondências enviadas para segurados como se fossem uma "auditoria previdenciária" e os espertinhos que andam enviando links como se fossem para comprovação de vida, mas na verdade são para roubar dados dos segurados.

No alerta desta quarta-feira, o ministério explica que os fraudadores costumam entrar em contato, por telefone e, sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social, pedem ao segurado que informe dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.

Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito.

Há situações também em que os estelionatários enviam documentos a segurados se passando por uma falsa "auditoria geral previdenciária", convocando-os a uma "Chamada para Resgate". Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar. Não caia nessa, é fraude.

A Previdência reforça aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.

A Previdência também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.

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Caso o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem, a Previdência orienta para que não efetue nenhum depósito em conta bancária ou forneça dados pessoais para terceiros que se passam por representantes do órgão. A vítima deve registrar ocorrência junto à Polícia Civil e fazer o registro na Ouvidoria.

Prova de vida como isca

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão recebendo ligações para fazer prova de vida on-line. Do outro lado da linha, um falsário que diz ser da central de atendimento 135 do órgão e cita todos os dados pessoais do segurado. Em seguida, envia uma mensagem, por WhatsApp, pedindo que o aposentado ou o pensionista envie a foto de um documento para finalizar o processo. O INSS faz o alerta: é golpe!

"Caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida", informa.

O órgão estima que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial (com envio de selfie apenas pelo apilcativo Meu INSS). No entanto, algumas revisões que o INSS faz também têm sido usadas por golpistas como chamariz para obter dados pessoais de beneficiários.

As abordagens dos golpistas podem ocorrer ainda por carta, e-mail, telefone ou mensagem de celular. Segundo o instituto, em caso de tentativa de golpe, é preciso denunciar o fato pelo site  https//falabr.cgu.gov.br ou pela central telefônica 135.

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