Funcionária com câncer de mama será indenizada após demissão
FreePik
Funcionária com câncer de mama será indenizada após demissão

Uma funcionária terceirizada do Estado do Rio Grande do Sul será indenizada após ser dispensada do local em que trabalhava. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) considerou que a demissão da mulher foi "discriminatória" por ela ter câncer de mama.

Desde 2014, a empregada trabalhava como vigilante. A empresa prestadora de serviços mudou em dezembro de 2019, após licitação. A funcionária então foi contratada pela nova fornecedora, seguindo a atividade. Na sua carteira de trabalho, no entanto, foi registrado um contrato de experiência.

O diagnóstico do câncer de mama veio em janeiro de 2020. Um mês depois, a vigilante foi demitida, sob a alegação do fim do período de experiência.

Para a juíza responsável pelo caso, Luciane Cardoso Barzotto, não havia uma justificativa para a demissão após cinco anos no mesmo cargo. “Considerando os fins sociais do contrato e a lucratividade, não é razoavelmente explicável que sem qualquer motivação a empresa dispense um trabalhador experiente para substituí-lo por outro, arcando com custos de seleção e treinamento de um novo empregado”, destacou a magistrada. 

A mulher e o Estado, condenado subsidiariamente, recorreram da decisão. Após uma nova análise, a relatora do acórdão, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, considerou que “a dispensa ocorrida em momento de fragilidade física e emocional caracterizou verdadeiro abuso de direito do empregador, por subtrair da trabalhadora um dos pilares essenciais à sua recuperação: o emprego”. 

Leia Também

“A dispensa motivada no fato de ser o empregado portador de doença grave, como no caso em apreço, apresenta-se discriminatória, hábil a atrair a incidência das disposições contidas na Lei nº 9.029/95 ”, pontuou a relatora.

“A perda do emprego já é, por si só, um evento que causa enorme dor, sofrimento e angústia, notadamente em um país como o Brasil, em que a recolocação no mercado é cada dia mais difícil. O sofrimento se eleva potencialmente quando a pessoa está envolta em uma situação de completa insegurança e expectativa em relação à patologia de que padece”, concluiu.

Além da indenização por danos morais, fixada em R$ 15 mil, a trabalhadora deverá ser reintegrada ao emprego e receber os salários correspondentes ao período de afastamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!