O Procon-SP informou nesta terça-feira (05) que irá notificar o Facebook pela queda geral de aplicativos do grupo na segunda-feira (04). De acordo com a instituição, o problema pode ser considerado falha na prestação de serviço para clientes.
O Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar por mais de seis horas por conta de problemas no servidor. Os aplicativos tiveram suas operações normalizadas no começo da noite.
Segundo o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, a instituição irá analisar as justificativas da empresa antes de aplicar uma multa. Caso seja necessário, o Facebook deverá pagar R$ 10,7 milhões de indenização.
Capaz ressaltou que houve prejuízos para comerciantes e trabalhadores que dependem das redes sociais. No entanto, a empresa poderá recorrer da decisão na própria instituição de defesa ao consumidor.
Segundo o Facebook, a queda das plataformas foram motivadas por um erro durante uma atualização de configurações. Após apuração, a empresa constatou a necessidade de reiniciar o servidor manualmente.
O Facebook informou que não houve vazamento de informações. A empresa de tecnologia também negou que a queda tenha sido provocado por ataque hacker.