Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Divulgação
Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Uma das grandes perguntas existenciais que muitas pessoas se fazem é “O que eu estou fazendo neste mundo?” Esse é um questionamento que também traz, por vezes, medos, inseguranças e dúvidas. No entanto, é descobrir a resposta para a pergunta que dá sentido à vida. Afinal, todos temos um propósito, basta descobrir qual é e persegui-lo.

Quando se fala em descobrir um propósito, pode parecer algo distante e difícil de encontrar. No entanto, não precisa ser. É necessário, na verdade, refletir e observar os rumos que sua vida tem tomado e os que você quer tomar. A partir daí, fica mais fácil entender ou desenvolver sua meta de vida. Não esquecer: todos viemos ao mundo com uma missão. Um sonho pelo qual se sente motivado. Aquilo que causa inquietação e faz levantar todos os dias.

Uma vida que não é dedicada a um objetivo não tem grande sentido, e este sentido maior é o verdadeiro propósito da existência. É esse propósito que irá orientar decisões, influenciar comportamentos e auxiliar a definir metas e ter um senso de direção, de modo a criar mais significado na vida. É sempre bom ter em mente que o propósito pode transformar seu mundo ou o mundo de alguém.

Muitos indagam como é possível encontrar o propósito. Ora, cada pessoa passa por um processo específico e diferente para tal. Alguns já o conhecem desde novos, enquanto outros demoram um pouco mais. Há vários componentes do propósito, como aspirações pessoais, crenças, valores e desejos. Tudo deve ser movido pelo sonho de deixar algum legado para a sociedade, uma marca no mundo.

Ampliando a análise, pode-se até dizer que não existe apenas um propósito para cada pessoa. Alguns têm um grande objetivo e conseguem concretizá-lo, podendo, daí, partir para outro. Assim, vai-se buscando novos sentidos para a existência e metas a serem alcançadas. O importante é não parar, pois, aí, começa a morte. Não ter um propósito é não ter um rumo.

A vida pode ser uma longa e prazerosa jornada, apesar de todos os percalços que se apresentem pelo caminho. Quando há um objetivo maior, uma motivação realmente forte, torna-se algo mágico e motivador, que faz enfrentar tudo e todos e suportar as adversidades. Isso é viver de verdade.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários