Órgãos federais deverão reduzir consumo de energia elétrica em, no mínimo, 10%
shutterstock
Órgãos federais deverão reduzir consumo de energia elétrica em, no mínimo, 10%

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quarta-feira (25) um decreto que determina a redução do consumo de energia elétrica nos meses de setembro de 2021 a abril de 2022, por parte da administração direta, autárquica e fundacional. Os órgãos públicos terão que reduzir o consumo de 10% a 20%.

A medida não vale para as estatais. A informação foi divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, mas o decreto anda não foi publicado no Diário Oficial da União.

A ação foi tomada como parte das medidas decorrentes da crise hídrica, que ameaça o fornecimento de energia no país.

O decreto estabelece várias recomendações com a finalidade de contribuir com a redução do consumo de energia elétrica. Ares-condicionados deverão ser programados para não menos do que 24 ºC, computadores deverão ser programados para entrarem em modo de espera quando o usuário se afastar.

Você viu?

Deverá haver redução de iluminação de corredores e garagens e as licitações deverão ter medidas para se obter equipamentos de maior eficiência energética.

“Com as medidas, o governo federal espera reduzir o consumo de energia elétrica no seu âmbito interno, colaborando com as medidas decorrentes da atual crise energética”, diz nota da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O decreto estabelece ainda a criação de Comissão Interna de Conservação de Energia em cada órgão ou entidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!