Segundo o órgão, trata-se de um ataque ransomware, em que os invasores geralmente pedem dinheiro em troca de dados sequestrados de um computador
Geraldo Magela/Agência Senado
Segundo o órgão, trata-se de um ataque ransomware, em que os invasores geralmente pedem dinheiro em troca de dados sequestrados de um computador

A rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker na noite desta sexta-feira, informou o Ministério da Economia. Em nota, a pasta disse que "as medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada", mas não detalhou o grau de dano provocado pela invasão.

Segundo o órgão, trata-se de um ataque de "ransomware". Nesse tipo de ação, invasores pedem algo, geralmente dinheiro, em troca de dados "sequestrados" de um computador. Há um bloqueio para que o usuário invadido não consiga acessar parte de seus próprios arquivos, o que é problemático quando não se tem um backup.

"Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital", informou o Ministério da Economia.

"Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!