As pessoas que precisam de atendimento presencial nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas não têm agência previdenciária na cidade podem checar se seu município está entre as regiões que firmaram um acordo de cooperação técnica com o órgão. Nesta segunda-feira (dia 19), o INSS adiantou ao EXTRA a ampliação de acordos com prefeituras no Estado do Rio para atender aos segurados.
Segundo o INSS, é possível requerer aposentadoria, auxílio-reclusão, auxílio-doença e pensão por morte, entre outros , sem precisar se deslocar para cidades vizinhas.
O instituto informa que, até o momento, foram formalizados acordos com oito prefeituras do Estado do Rio. São elas: Mangaratiba, Saquarema, Iguaba Grande, Porto Real, Rio das Ostras, Petrópolis, Conceição de Macabu e Pinheiral.
Foram firmadas ainda nove parcerias com as colônias de pescadores de Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Macaé, São Fidélis, São João da Barra, São Francisco, Quissamã, Pedra de Guaratiba e Magé.
"Estão em fase inicial as tratativas com as prefeituras de Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Macuco, Trajano de Moraes, Carmo e Bom Jardim", acrescentou o INSS.
30 mil atendimentos em 3 anos
De acordo com o instituto, "no total, 30 mil atendimentos já foram realizados desde 2018 a partir dos acordos com as prefeituras".
"Os acordos são fundamentais para o atendimento da população em municípios que não tenham agências do INSS. O atendimento realizado nos postos visa não apenas possibilitar a entrada de novos requerimentos, mas também a prestação de informações previdenciárias, orientando o cidadão como utilizar o aplicativo Meu INSS, por exemplo", afirma Marcus Vinícius Torres Vasconcelos, gerente-executivo da Gerência Executiva (GEX) Niterói.
"A oferta de serviços previdenciários em locais sem agências expande nossa capilaridade de atendimento, levando mais acesso aos cidadãos", acrescenta Thaís Lacerda, gerente-executiva da GEX Campos de Goytacazes.
Outros acordos estão sendo estudados para ampliar a oferta de serviços em todo o estado. Um exemplo é o caso de Campos de Goytacazes, que está negociando com a Prefeitura de Macaé e com a Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos para ampliar o atendimento que já é realizado na colônia de pescadores e na agência da Previdência Social.
Desde 2018
Os acordos, que são realizados desde 2018, visam a desburocratizar o atendimento, pontua o INSS e asseguram o andamento dos processos por meio do compartilhamento de bases de dados.
Nos acordos, fica previsto que o instituto disponibilize o sistema operacional e forneça treinamento remoto ao servidor da prefeitura que realizará o atendimento, enquanto as prefeituras ficam responsáveis pelo espaço físico e pelos equipamentos necessários.
Confira alguns endereços
- Prefeitura Municipal de Pinheiral
- Rua Justino Ribeiro 228 - Centro
- Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
- Rua Maria Adelaide 186 - Vila Nova
- Prefeitura Municipal de Porto Real
- Rua Hilário Éttore 442 - Centro
- Prefeitura Municipal de Petrópolis
- Avenida Koeler 260 - Centro
- Prefeitura Municipal de Rio das Ostras
- Rua Campo de Albacora 75 Loteamento - Atlântica
- Prefeitura Municipal de Saquarema
- Rua Cel. Madureira 77 - Centro
- Prefeitura Municipal de Iguaba Grande
- RJ-106 2.275 - Centro
- Prefeitura Municipal de Mangaratiba
- Praça Robert Simões 92 - Centro
- Colônia de pescadores São Francisco Z-1
- Rua Nelson Barros de Menezes 95 - Centro de São Francisco de Itabapoana
- Colônia de pescadores São João da Barra Z-2
- Rua Nossa Senhora da Penha 58 - Centro de São João da Barra
- Colônia de pescadores Macaé Z-3
- Rua Dr. Júlio Olivier 148 - Imbetiba
- Colônia de pescadores Magé Z-9
- Av Roberto Silveira 2.213 - Praia Mauá
- Colônia de Pescadores Pedra de Guaratiba Z-14
- Rua Barros de Alarcão 401
- Colônia de pescadores Campos dos Goytacazes Z-19
- Avenida Olavo Saldanha 390 - Mussurepe
- Colônia de pescadores Itaperuna Z-20
- Rua Silva Jardim 330, Aeroporto de Itaperuna
- Colônia de pescadores São Fidélis Z-21
- Rua Frei Ângelo 385 - Loteamento Santa Lucia
- Colônia de pescadores Quissamã Z-27
- Rua Euzébio de Queirós 181 - Centro