
O bombom da Nestlé " Negrita
", vendido no Chile, mudará seu nome para " Chokita
" para evitar "atitudes racistas
e preconceituosas", diz a marca. O nome estampou o chocolate por 60 anos
, e deixará de existir a partir de outubro
.
Segundo a Nestlé, o novo nome "refere-se ao inconfundível sabor do chocolate, somado ao diminutivo que no Chile reflete o que tratamos com carinho. Esta modificação não afeta de forma alguma a receita do produto, que mantém sua qualidade e sabor característico de sempre."
Para a empresa, chegou a hora de fazer a alteração, pois, há 60 anos, viviam num contexto completamente distinto. Hoje, o chocolate por vezes é utilizado de maneira jocosa com pessoas de pele preta.
A empresa diz que os consumidores receberam bem a mudança e concordam que era a hora certa. O produto não é vendido no Brasil.
Caso parecido aconteceu com o bombom " Feitiçaria ", da Lacta, que teve que trocar a estampa após teorias da conspiração. Inspirado no clássico "feitiço", famoso na década de 90, foi acusado de conter "mensagens malignas" na embalagem. A companhia então trocou o nome para "Lacta Chocolate" e "Lacta Morango".