O governo de São Paulo
anunciou nesta quarta-feira (07) a ampliação do horário de atividades comerciais a partir desta sexta-feira (09)
. Com a alteração, os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 23h
.
De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, a medida se deve à redução dos índices de internações por Covid-19 no estado. No entanto, o governo deixou a possibilidade de prefeitos escolherem se seguirão os horários estaduais ou se vão manter o período atual.
"A taxa de desaceleração de pacientes internados de UTI e enfermaria é a maior que nós tivemos desde o início do ano. Com isso, nós podemos dar esse próximo passo de retomada segura e responsável no nosso estado", disse a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen.
Bares, restaurantes e comércio em geral também poderão aumentar a capacidade de atendimento. A partir de sexta, os lojistas poderão atender com 60% da capacidade especificada no alvará de funcionamento . Antes, o governo autorizada apenas 40% de lotação dos estabelecimentos comerciais.
"A taxa de ocupação aumenta de 40% para 60%, reforçando a manutenção do pedido de escalonamento do horário de entrada e saída de atividade de comércio, serviços e também industriais por causa da questão do transporte coletivo", completou a secretária.
A fase de transição do Plano SP, no entanto, continua em vigência até 15 de julho. Na próxima semana, o Palácio dos Bandeirantes poderá relaxar as medidas de combate ao coronavírus.
Horários de funcionamento na fase de transição
- Atividades comerciais: 6h às 23h com 60% da capacidade
- Atividades religiosas: Autorizadas com 60% da capacidade e distânciamento entre os fiéis
- Bares e Restaurantes: Consumo local das 6h às 23h com 60% da capacidade e distânciamento entre as mesas
- Salões de beleza e barbearia: Atendimento local das 6h às 23h
- Atividades culturais e esportivas: Atendimento local das 6h às 23h
Eventos
O governo do estado ainda pretende acompanhar 30 eventos testes com público nas áreas culturais, esportivas e turismo. Os participantes deverão estar vacinados e testados negativamente para à Covid-19.
A equipe de saúde do Palácio dos Bandeirantes pretende fiscalizar o pré e pós eventos para entender o comportamento do vírus e o índice de contágio com a volta do público à eventos.
O Grande Prêmio do Brasil de Formula 1 será um dos eventos que contará com a participação do público. Congressos, shows, festivais e festas noturnas também participarão dos estudos, que serão realizados no segundo semestre.
"Estamos seguindo rigidamente os protocolos do plano São Paulo, mas eles estão virando a vitrine, a referência, porque temos tido também muitos descumprimentos de estabelecimentos que não estão seguindo as regras da forma adequada. Os protocolos incluem a vacinação, testagem, uso de máscara obrigatória, capacidade reduzida e todos os protocolos de higiene, segurança, incluindo o uso de álcool gel. Também haverá um monitoramento pós evento nesses modelos, para que possamos acompanhar o impacto com relação a contágio na população que participa. Temos, também, abrangência diversificada de setores, durante todo o segundo semestre de 2021, para que novamente seja um modelo para todos os tipos de evento", afirmou Patrícia Ellen.
Veja os eventos que contarão com público
Economia Criativa
- Festival em Serrana - Data a confirmar
- Feira Economia Criativa - Memorial da América Latina (SP) - 2ª quinzena de agosto
- Show (orquestra) - Local a confirmar - 7 de outubro
- SP Arte - ARCA (São Paulo) - Data a confirmar
- 4 shows - Allianz Park (São Paulo) - Outubro e Novembro
- Campus Party - Centro de eventos do Anhembi (São Paulo) - 28 de outubro a 02 de novembro
- SP Oktoberfest (a confirmar) - São Paulo - 25 de novembro a 12 de dezembro
- CCXP (a confirmar) - São Paulo - 15 a 20 de dezembro
Eventos corporativos
- Feira B2B - Santos - 21 e 22 de julho
- Evento de negócios a confirmar
Eventos esportivos
- Grande Prêmio de São Paulo de Formula 1 - Interlagos (São Paulo) - 5 a 7 de novembro
- Corrida SP Volta 10k - São Paulo - Agosto de 2021
Eventos sociais e noturnos
- Casamento em São Paulo
- Casamento em Santos
- 2 jantares comemorativos
- 9 eventos noturnos
- Funk
- Sertanejo
- Pop Rock
- Eletrônico