Montadores deixaram de produzir centenas de milhares de veículos em 2021 pela falta de semicondutores
Divulgação
Montadores deixaram de produzir centenas de milhares de veículos em 2021 pela falta de semicondutores

A falta de semicondutores fez a indústria automotiva brasileira deixar de produzir entre 100 mil e 120 mil veículos no primeiro semestre deste ano. A estimativa é de Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, associação que representa as montadoras, com base em um estudo da consultoria Boston Consulting Group (BCG). Segundo o estudo, na América do Sul, deixaram de ser produzidos 162 mil veículos de janeiro a junho deste ano. Para este ano, a Anfavea reduziu as projeções de vendas e de produção.

"Como o Brasil representa cerca de 80% dessa produção, o país deixou de produzir entre 100 mil e 120 mil unidades no primeiro semestre", afirmou.

A BCG estima que em 2021, entre 5 milhões e 7 milhões de veículos deixarão de ser produzidos no mundo pela falta de semicondutores . Quando a indústria automotiva parou, no ano passado, por causa da pandemia, os semicondutores foram direcionados a outros setores que ganharam força com a mudanças de hábitos trazidas pela Covid-19, como o de computação, eletreletrônicos, por exemplo, produtos que foram mais demandados com o isolamento social e trabalho remoto. Quando as fábricas de automóveis voltaram a funcionar, enfrentaram a falta destas peças.

O problema, segundo a BCG, só deve ser reduzido em 2022. Apenas no primeiro semestre deste ano, a consultoria estima que 3,6 milhões de veículos deixaram de ser produzidos no mundo. No Brasil, a Anfavea divulgou que a produção de veículos em junho foi de 166,9 mil unidades, uma queda de 13,4% em relação a maio, quando 192,8 mil unidades foram produzidas.

"A produção de veículos perdeu o ritmo em junho devido à paralisação de diversas unidades. Vinha se mantendo na casa de 190 mil unidades por mês", disse Moraes.

Você viu?

Na segunda-feira passada, a Hyundai Motor Brasil anunciou que vai paralisar totalmente sua produção na fábrica de Piracicaba , em São Paulo, devido à falta de semicondutores. Na semana passada, a empresa informou que estenderia a paralisação do segundo e terceiro turnos, mas que manteria um turno funcionando. A previsão é que a linha de montagem que produz a família HB20 e o Creta ficará parada até o retorno das atividades no dia 12 de julho, quando voltam a funcionar o segundo e terceiro turno. O primeiro retorna no dia 15 de julho.

A Anfavea reviu para baixo suas projeções de vendas e produção para este ano. Os emplacamentos previstos para este ano, segundo a entidade, devem chegar a 2,320 milhões frente aos 2,367 previstos no início do ano. Já a produção deve ficar em 2,459 unidades frente às 2,520 milhões previstas anteriormente. Segundo Moraes, as estimativas foram refeitas considerando a falta de semicondutores.

"Mesmo que o problema da falta de semicondutores fosse solucionado este ano, não teríamos um crescimento substancialmente mais alto da produção e das vendas", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!