Produção de veículos em junho
Reprodução ANFAVEA
Produção de veículos em junho

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou nesta quarta-feira (7) os resultados da indústria automobilística em junho . A produção do setor despencou 13,4% na comparação com o mês anterior, que havia registrado alta de 1% mesmo com avanço da pandemia. 

No total, foram produzidos 166,9 mil veículos em junho, ante 192,8 mil em maio. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta é de 69,6%. No semestre, o Brasil produziu 729, 3 mil carros, o que significa um crescimento de 57% em relação à 2020, durante o pior momento da pandemia.

O presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, atribuiu a queda na produção à falta de semicondutores na indústria global. "Algumas empresas pararam pela falta de semicondutores, como foi noticiado. Isso impacta as montadoras. O ritmo de produção desacelerou", justificou. 

"Estimamos que a falta de semicondutores tenha impedido que algo entre 100 mil e 120 mil veículos fossem produzidos no primeiro semestre. Esse problema afeta todos os países produtores e tem impedido a plena retomada do setor automotivo”, explicou.

Além disso, ele mencionou a alta no emplacamento em Minas Gerais, enquanto em São Paulo esse número decresceu. Para ele, isso pode ser reflexo da " questão tributária " já pesando no quadro de veículos nacionais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!