Mercado Livre é uma das empresas que deverá alterar propaganda por determinação do Conar
Ana Marques
Mercado Livre é uma das empresas que deverá alterar propaganda por determinação do Conar

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pediu a alteração de anúncios das varejistas Magazine Luiza , Americanas e Mercado Livre , que alegavam realizar a “entrega mais rápida do Brasil”. A informação foi antecipada pelo blog do Lauro Jardim, do jornal O Globo .

Segundo a assessoria do Conar, o código de ética do órgão prevê que peças publicitárias precisam de embasamento para sustentar uma alegação de superioriedade em suas campanhas , por meio de pesquisa de um instituto considerado idôneo pelo Conselho de Ética da organização.

Nos três processos, as varejistas apresentaram pesquisas ao Conar para justificar a afirmação de entrega mais rápida do país. Mas a relatora do processo pediu que os três anúncios fossem alterados por considerar necessário que as alegações sejam explicadas com mais detalhes .

No entendimento do órgão, as empresas precisam também fornecer ao consumidor fácil acesso aos dados da pesquisa por meio dos anúncios, a fim de que este possa comprovar a veracidade e honestidade daquela informação.

Entenda os processos

Os três processos no Conar foram movidos pelas varejistas e ainda não transitam em julgado, ou seja, possuem a decisão do julgamento pelo órgão, mas é passível de recurso pelos anunciantes .

Ainda assim, a decisão do Conar em primeira instância deve ser cumprida de imediato pelas empresas.

No final do ano passado, o Mercado Livre representou queixa no órgão contra o Magazine Luiza sobre a alegação da varejista de ter "A entrega mais rápida do Brasil" e também contra a B2W, marca comercial das Lojas Americanas, a respeito do slogan "A maior Black Friday com a entrega mais rápida do Brasil".

No início deste ano, um processo contra o Mercado Livre foi aberto após denúncia da Magazine Luiza, questionando a alegação de "envio mais rápido do Brasil".

Procurados pelo O Globo , a B2W, Magazine Luiza e Mercado Livre ainda não responderam.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!