INSS retomou obrigatoriedade da prova de vida em junho
Agência Brasil
INSS retomou obrigatoriedade da prova de vida em junho

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) de suspensão da obrigatoriedade da Prova de Vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . A solicitação foi feita na última semana e ainda deve ser analisada pelos ministros da Corte. 

No pedido, o partido justificou a possibilidade de alta contaminação de Covid-19 em idosos com a obrigatoriedade de comparecimento em agências. O PSB exemplificou a morte do pai do vice-presidente da legenda, Beto Albuquerque, morrer após contrair Covid-19 em uma agência do INSS durante o processo da prova de vida. A mãe de Albuquerque também contraiu a doença e está internada. 

O PSB ainda pediu para que o STF reconheça a inconstitucionalidade da portaria assinada pela Previdência determinando a atualização dos documentos. Para a legenda a retomada viola os "direitos fundamentais à vida e à saúde".

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória em junho deste ano após um ano sem a atualização das documentações. Em 2020, a Previdência Social justificou a pandemia para suspender temporária a obrigatoriedade. De acordo com o INSS, mais de 12 milhões de pessoas estão com a prova de vida atrasada

Caso a prova de vida não seja realizada, o aposentado poderá ter o benefício bloqueado até se apresentar a uma agência do INSS para comprovar que está vivo. No entanto, o desbloqueio da aposentadoria poderá ser feito presencialmente em agências da Caixa Econômica Federal. 

Caso o beneficiário tenha a biometria cadastrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Departamento de Trânsito (Detran), é possível fazer a comprovação pelo aplicativo Meu INSS. As dúvidas também poderão ser sanadas pelo número 135 da Previdência Social. 

A comprovação segue o calendário:

Vencimento da prova de vida: Retomada da rotina:


mar e abr/2020                                                            maio/2021
mai e jun/2020                                                             junho/2021
jul e ago/2020                                                              julho/2021
set e out/2020                                                              agosto/2021
nov e dez/2020                                                             setembro/2021
jan e fev/2021                                                              outubro/2021
mar e abr/2021                                                             novembro/2021

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!