Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisarem acessar a plataforma Meu INSS vão ver um formato novo no aplicativo e na página na internet. Duas mudanças merecem destaque: a confirmação de recebimento de carta de concessão e a prova de vida por biometria . É importante destacar que para acessar esse portal é necessário criar login e senha.
Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a plataforma parece mais funcional e fácil de acessar.
"A nova formulação do Meu INSS vai evitar algumas ligações para a Central de Atendimento 135 ao fornecer alguns serviços que antes só estavam nesse canal", diz Adriane.
"Por exemplo, quem recebeu a carta para se aposentar por idade, antes tinha que ligar no 135 para confirmar o recebimento, mas agora pode fazer isso também pelo site."
Os segurados que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de prova de vida agora poderão realizar a comprovação pela plataforma.
Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Departamentos de trânsito (Detrans).
De acordo com a autarquia, ao fazer a prova de vida pelo Meu INSS, o benefício é reativado na hora, sem precisar sair de casa.
Conforme a autarquia, Isso evitará que essas pessoas precisem ir ao banco ou a uma agência do INSS para voltar a receber seus pagamentos.
Além de expandir a prova de vida por biometria para esse novo grupo, o Meu INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem ainda não pode realizar a prova de vida por biometria.
Telas diferenciadas
As telas principais do Meu INSS serão diferenciadas para cada tipo de pessoa: aposentados e pensionistas vão ver em destaque na primeira página informações como número do benefício, tipo de benefício, valor e data prevista para o pagamento.
A autarquia informa que os serviços em destaque também serão personalizados, mostrando os mais buscados por quem já tem benefício, como carta de concessão e extrato de pagamento, que é o equivalente ao contracheque. Nesse documento estão créditos e descontos feitos no pagamento.
Já quem ainda não têm benefício vai encontrar um ambiente diferente, segundo o INSS. No topo da tela, em destaque, está o simulador de aposentadoria, que permite ao trabalhador conferir quanto tempo falta para pendurar as chuteiras.
Outro documento primordial para quem trabalha é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Nesse extrato estão entradas e saídas de empresas, recolhimentos e contribuições. Com base nos dados desse documento é concedida a aposentadoria.
Adriane Bramante, chama atenção para a conferência desse cadastro:
"Mesmo com essa facilidade (de acesso ao portal) é importante que o segurado confira se o tempo e o salário de contribuição estejam de acordo com a realidade. Algumas vezes faltam informações no CNIS e o benefício é concedido errado."
Como fazer o cadastro
O Meu INSS agora está no portal do governo federal, que unifica logins e senhas para o usuario não se perder entre números e senhas. Com isso, todos os acessos são feitos pela plataforma gov.br.
Primeiro é necessário entrar no portal Meu INSS. Em seguida, clique em "Cadastrar senha", nesse passo o segurado será redirecionado para a página do acesso único. Nessa pagina acesse "Crie sua conta gov.br". Selecione uma das opções de cadastro (a mais comum é através do CPF), e siga as instruções para criar sua conta gov.br.
Depois de cadastrar a sua senha no portal gov.br, fazer o login no portal Meu INSS é muito simples. Basta acessar o Meu INSS novamente, clicar em "Entrar", digitar o CPF (se for o caso) e em seguida, "Avançar". Nesse acesso insira a senha escolhida no momento do cadastro e selecione novamente "Entrar".