O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque
Gabriel de Paiva / Agência O Globo
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque , fará um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na noite desta segunda-feira (28), em meio à pior crise de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas dos últimos 91 anos.

A rede nacional de rádio e televisão foi convocada para às 20h. O pronunciamento deve ter duranção de 4 minutos.

No pronunciamento, Albuquerque deve se pronunciar sobre a possibilidade de 'racionamento voluntário' de água e energia . O ministro também tentará tranquilizar a população de que há segurança no fornecimento de energia no país. 

Os reservatórios das hidrelétricas do Centro-Sul do país estão em níveis historicamente baixos após o pior período de seca desde quando isso começou a ser medido.

Para contornar o problema, o governo tem adotado uma série de medidas. Uma delas é reduzir a vazão das hidrelétricas para privilegiar a geração de energia elétrica. O governo prepara uma medida provisória (MP) para centralizar a gestão da água e, assim, guardar águas nos reservatórios. A MP deve ser um dos temas do pronunciamento.

Por conta da crise hídrica, a geração de energia por termelétricas tem batido recordes nas últimas semanas, o que impacta diretamente as contas de luz. Nesta terça-feira (29), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá anunciar um reajuste nas bandeiras tarifárias , que são cobradas nas contas de luz quando o custo de geração de energia sobe muito.

O governo também prepara um leilão para colocar mais usinas térmicas no sistema, além de negociar com operadores a inauguração de usinas de geração de energia e também de linhas de transmissão de energia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!