Brasil deve solicitar empréstimo nesta semana
ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil deve solicitar empréstimo nesta semana

Para adquirir vacinas contra a Covid-19, o Ministério da Saúde pretende solicitar um empréstimo de R$ 600 milhões , o equivalente a R$ 3 bilhões, ao Banco Mundial . No documento, ao qual o jornal O Globo teve acesso, a pasta admite que a vacinação é necessária para a retomada econômica e defende ampliar o rol de imunizantes disponíveis para reduzir os números da pandemia no Brasil.

O discurso vem na contramão do que era defendido pelo governo federal ao longo de 2020, com a defesa do tratamento precoce — com medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19. Além disso, houve recusas e sucessivos atrasos nas assinaturas de contratos para adquirir vacinas , como no caso da Coronavac, por meio do Instituto Butantan, e da Comirnaty, desenvolvida pela Pfizer.

“Está claro que a maneira mais efetiva para minimizar riscos atuais e futuros de aumento na taxa de transmissão do vírus e para a retomada sustentada das atividades econômicas se dará através de uma rápida expansão da cobertura vacinal. É nesse contexto que o Ministério da Saúde objetiva firmar parceria com o Banco Mundial para o enfrentamento da pandemia no Brasil”, diz a carta, enviada em 18 de junho.

Os recursos devem abastecer a pasta ao longo de dois anos e podem incluir gastos já orçados pelo governo, além de financiar despesas futuras.

Você viu?

“Do total de 660 milhões de vacinas contratadas, 135 milhões já foram recebidos ou são esperados até o final de junho. Outros 176 milhões de doses são esperadas para o terceiro trimestre, enquanto 310 milhões de doses são esperadas entre outubro e dezembro”, diz o documento.

O presidente Jair Bolsonaro minimizou a pandemia em diversas ocasiões e chegou a colocar em xeque a eficácia das vacinas, sobretudo a Coronavac. Numa das declarações, disse que quem tomasse a vacina poderia virar jacaré. Atualmente, a escassez de imunizantes tem levado à baixa cobertura vacinal, diante da terceira onda de casos e da detecção de novas variantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!