Cidades do Amapá voltaram a registrar um apagão total nesta quarta-feira (16), pouco antes das 16h, com a suspensão do fornecimento de energia elétrica, informou o G1 .
Esse é o quinto apagão total registrado no estado desde novembro de 2020 , quando 13 das 16 cidades do Amapá ficaram completamente às escuras por quatro dias e sofreram com o fornecimento precário de energia por 22 dias.
Não há informação ainda sobre quantos municípios foram afetados no estado.
Em Macapá, capital do estado, a eletricidade havia sido restabelecida em alguns bairros após cerca de 30 minutos de interrupção. Mas ainda há municípios em que o fornecimento ainda não foi reestabelecido.
Segundo Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), a falta de energia desta quarta-feira "foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari", no Sul do estado.
Você viu?
A companhia informou ainda que "já acionou o Operador Nacional do Sistema e está aguardando recuperação deste trecho para recompor os sistemas de distribuição".
São residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos sem eletricidade. Apenas locais com geradores de energia, como hospitais, empresas e postos de saúde seguem com o fornecimento à base de combustível.
Ainda não há esclarecimentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Ministério de Energia Elétrica (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).