Veja como conseguir o saque do FGTS e o abono do PIS/Pasep

Pandemia

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas perdessem o emprego ou tivessem a renda reduzida. Sendo assim, as buscas por saques do abono do PIS/Pasep e do FGTS aumentaram

Redação 1Bilhão Educação Financeira

FGTS

No caso do FGTS, há duas modalidades disponíveis: o saque rescisão e o saque-aniversário

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Saque rescisão

O trabalhador demitido sem justa causa pode resgatar todo o dinheiro depositado no fundo, acrescido de multa rescisória de 40%

Agência Brasil

Saque-aniversário

O beneficiário que aderir tem o direito de sacar todos os anos, e no mês de nascimento, parte do acumulado de contas ativas ou inativas (se houver mais de uma). Veja avaixo como aderir à modalidade.

Guito Moreto / Agência O Globo

Outras possibilidades

Além destas, outra forma de resgatar algum valor do FGTS é por meio da lei, mediante situações mais específicas, como doença grave, fechamento da empresa, trabalhadores com mais de 70 anos, em casos de desastres naturais, compra da casa própria, entre outras.

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Abono PIS/Pasep

Para contar com o saque do abono em 2021, é preciso ter trabalhado com carteira assinada em 2020. O montante é proporcional ao período da assinatura da carteira, e pode chegar a R$ 1.100. Pasep é destinado aos servidores da iniciativa pública.

Márcia Foletto/Agência O Globo

Abono PIS/Pasep

O calendário de saque referente ao ano-base de 2019 tem como prazo limite de resgate do dinheiro o dia 30 de junho. Quem não sacar depois desta data perderá o acesso ao recurso.

shutterstock