FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
Redação 1Bilhão Educação Financeira
FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço


Um levantamento do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, revelou que mais de 10 mil brasileiros caíram em um golpe conhecido do FGTS .

Com a promessa do pagamento de até R$ 3.900 do benefício, criminosos pedem informações pessoais , roubam o dinheiro e utilizam os dados para outros crimes. 


O levantamento divulgado nesta terça-feira (2) conta que os bandidos enviam links maliciosos via aplicativo de mensagens, direcionando as vítimas a um falso cadastro. Com as informações fornecidas, é possível sacar indevidamente o dinheiro do FGTS, fazer assinatura de serviços online ou abrir contas em bancos.

Os criminosos incluem depoimentos e comentários de pessoas que teriam recebido o dinheiro e pedem para que o link seja compartilhado com outros amigos - ampliando ainda mais o número de vítimas, e criam imagens falsas para enganar as vítimas, com suposto valor e data para o saque.

A dinâmica desse golpe é semelhante à usada em outros ciberataques , fiz o laboratório. “Quando a vítima concede permissão para o envio das notificações, os criminosos podem utilizar dessa permissão para enviar propagandas, com as quais lucram, e até mesmo enviar novos golpes”, diz Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, em um documento de divulgação sobre a ação criminosa.


Como se proteger?


Os principais meios de disseminação desse tipo de golpe são os aplicativos de conversa, como o Whatsapp, o Telegram ou o Messenger do Facebook. Por isso, sempre que receber links ou mensagens suspeitas, duvide.

Nunca compartilhe dados pessoais sem saber se o site é oficial e confiável.

"Antes de compartilhar informações, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais, jornais e sites para confirmar se aquilo é realmente verdadeiro", diz o laboratório

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!