Presidente Jair Bolsonaro e Pedro Guimarães
Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro e Pedro Guimarães

O ministro da Economia, Paulo Guedes , levantou a possibilidade de o presidente da Caixa Econômica Federal , Pedro Guimarães, ser candidato a vice-presidente da República na chapa de Jair Bolsonaro . Para Guedes, Guimarães está “ popular ” por conta das medidas implementadas por ele no banco.

As declarações foram dadas durante um evento do setor financeiro, nesta terça-feira, num contexto em que Guedes dizia que os bancos públicos não poderiam financiar “campeões nacionais” e sim quem não tem acesso ao crédito privado.

"Se você desalavanca o banco, pega uma empresa grande, campeã nacional, e manda pro mercado, você liberou R$ 10 bilhões. Você pode cortar 5 (bilhões) e liberar 5 (bilhões) para 100 milhões de brasileiros que nunca tiveram crédito antes", disse o ministro, que acrescentou:

"Esse é um milagre da Caixa. A Caixa está lá dando um lucro recorde, entrando em segmentos novos, de baixa renda, democratizando o crédito. O Pedro daqui a pouco vai ser candidato a vice-presidente da República, está popular. Porque ele mostrou que é possível conciliar crédito para os mais frágeis, ou seja, um negócio socialmente desejável, e ao mesmo tempo ter um resultado melhor."

Você viu?

O GLOBO mostrou no último domingo que, à frente da Caixa, Pedro Guimarães viaja pelo país e acumula capital político a serviço de Bolsonaro . O executivo já percorreu 147 cidades para ajudar a sedimentar a base do presidente. Ele inaugurou agências, comeu bode e até dançou quadrilha.

Guedes citou uma série de medidas de crédito adotadas durante a pandemia, em que o governo exigiu garantias para grandes empresas.

"Eu montei um comitê de crédito nosso com alguns presidentes de banco e a nossa equipe. Eu falei, “olha, vocês precisam me ajudar, porque nós não vamos dar moleza pra campeão nacional", disse Guedes. "Nós não podíamos fazer isso, não podíamos pegar dinheiro público e ajudar um campeão."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!