null
O Dia
undefined


O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) alertou, nesta quarta-feira (19), para um novo golpe que seus beneficiários têm relatado. O estelionatário entra em contato com o aposentado fingindo ser um funcionário do Instituto para realizar a prova de vida on-line , mas trata-se de um golpe.

Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp , pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. "A pessoa que fala é muito segura", diz o comunicado do órgão.


O golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo.


Contato verdadeiro 


O INSS só entra em contato com os aposentados e pensionistas em ocasiões muito específicas. Normalmente, o Instituto liga para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos. O INSS jamais solicitará informações como CPF, nome da mãe ou senhas. Estes números já estão no banco de dados.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. O INSS entra em contato com o segurado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (email, telefone e endereço).

Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!